RTLS: cadeia de entrega e separação aumenta satisfação dos clientes online

A pessoa entra no site para encontrar a roupa ideal para a afilhada, encontra um conjuntinho com ótimo preço e efetua a compra. A partir daí se inicia uma corrida que o consumidor final não enxerga, mas que faz a diferença para a satisfação de compra do consumidor: o prazo de entrega.

Esta é a jornada do conjuntinho:

– O sistema recebe o pedido, com todos os dados do comprador;
– Imediatamente, o produto é localizado pelo sistema;
– Entra em ação o operador que vai separar o produto do estoque ou depósito, conhecido como picking;
– Acontece a conferência do produto, se está correto, mesmo modelo, tamanho e cor; seguido pela verificação das condições do pedido;
– O pedido é preparado e encaminhado para a embalagem na área de packing, recebendo a identificação necessária.
– O pedido sai para a entrega.

Multiplique o volume de um pedido dessa natureza por milhares essa semana e pronto, você tem uma logística complexa em ação. A grande questão é como essa empresa consegue manter esse pedido em rota de entrega sem se perder nos processos?

Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS, a melhor maneira de uma empresa não se perder em seus pedidos é com logística de alta performance e controle total da trajetória das entregas. Ou seja, usando tecnologia RTLS ainda no processo de picking para monitorar e rastrear cada pedido:

“Uma das aplicações mais usuais do RTLS é no chamado picking por lote, que acontece quando os pedidos são acumulados até um volume pré-estabelecido antes de passar para uma nova etapa. Cabe ao responsável pela preparação dos produtos dar início ao processo e a tecnologia pode ser aplicada em cada combo formado. A ideia é que os envio dos pedidos sejam mais rápidos, com menos erros na separação e posterior entrega. O gestor consegue acompanhar pontualmente cada demanda em tempo real usando RTLS”.

Independente do picking adotado, o RTLS é usado nas indústrias para que esses pedidos se percam ainda na separação geral. O gestor sabe que o pedido X para um estado Y está em determinado setor e acompanha cada movimentação:

“Usar tecnologia nessa etapa garante agilidade e segurança no começo da jornada da entrega, evitando atrasos indesejáveis e pacotes nos endereços errados” completa.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.