Grandes consultorias são demandadas sobre localização interna de pessoas e equipamentos

A gestão de ativos em uma fábrica é uma atividade complexa que exige um alto grau de controle e organização e um dos maiores desafios nessa área é o registro das movimentações de bens, insumos e colaboradores. No entanto, até mesmo nas empresas mais experientes falhas acontecem e o resultado são estoques parados, peças que desaparecem na linha de produção e atrasos que custam caro.

Para evitar estes problemas, a solução encontrada pela indústria é a tecnologia RTLS (Real Time Location System) que utiliza sensores e tecnologias para rastrear ativos em tempo real, garantindo que as movimentações de bens estejam nos cronogramas com total precisão.

Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de tecnologia de monitoramento de pessoas e ativos, o RTLS através da tecnologia Bluetooth oferece uma série de vantagens pelo alto nível de precisão que ajuda, inclusive, na segurança e controle de acesso:

“Os recursos avançados, como localização precisa, alertas e relatórios podem ser personalizados para as necessidades específicas de cada cliente atendido. Por isso, o sistema é preciso independente da demanda”.
Parceria garante atualizações e equipamentos de ponta

Indústrias que precisam de RTLS para melhorar a abordagem de identificação de objetos e ampliar, com precisão, a localização de colaboradores e equipamentos essenciais, conseguem com esta tecnologia informações vitais para resolver ou prevenir problemas:

“O sistema consegue identificar ação em qualquer setor escolhido, permitindo que o gestor saiba quando uma pessoa ou ativo está em uma área específica, usando regras definidas pelo cliente configurados e instalados rapidamente”.

Sistema facilita o negócio de consultores especializados
Atualmente no mercado, muitas empresas contratam consultorias para ajudá-las a sanar demandas sobre a gestão de ativos em seus ambientes fechados, agora com a tecnologia RTLS isso pode ser facilmente resolvido:

“Uma mesma consultoria pode ter um cliente que precisa reter informações sobre a movimentação de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, ter como cliente uma fábrica que precise de soluções para a movimentação de peças em uma linha de montagem” finaliza o especialista.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.