A gestão de ativos em uma fábrica é uma atividade complexa que exige um alto grau de controle e organização e um dos maiores desafios nessa área é o registro das movimentações de bens, insumos e colaboradores. No entanto, até mesmo nas empresas mais experientes falhas acontecem e o resultado são estoques parados, peças que desaparecem na linha de produção e atrasos que custam caro.
Para evitar estes problemas, a solução encontrada pela indústria é a tecnologia RTLS (Real Time Location System) que utiliza sensores e tecnologias para rastrear ativos em tempo real, garantindo que as movimentações de bens estejam nos cronogramas com total precisão.
Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de tecnologia de monitoramento de pessoas e ativos, o RTLS através da tecnologia Bluetooth oferece uma série de vantagens pelo alto nível de precisão que ajuda, inclusive, na segurança e controle de acesso:
“Os recursos avançados, como localização precisa, alertas e relatórios podem ser personalizados para as necessidades específicas de cada cliente atendido. Por isso, o sistema é preciso independente da demanda”.
Parceria garante atualizações e equipamentos de ponta
Indústrias que precisam de RTLS para melhorar a abordagem de identificação de objetos e ampliar, com precisão, a localização de colaboradores e equipamentos essenciais, conseguem com esta tecnologia informações vitais para resolver ou prevenir problemas:
“O sistema consegue identificar ação em qualquer setor escolhido, permitindo que o gestor saiba quando uma pessoa ou ativo está em uma área específica, usando regras definidas pelo cliente configurados e instalados rapidamente”.
Sistema facilita o negócio de consultores especializados
Atualmente no mercado, muitas empresas contratam consultorias para ajudá-las a sanar demandas sobre a gestão de ativos em seus ambientes fechados, agora com a tecnologia RTLS isso pode ser facilmente resolvido:
“Uma mesma consultoria pode ter um cliente que precisa reter informações sobre a movimentação de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, ter como cliente uma fábrica que precise de soluções para a movimentação de peças em uma linha de montagem” finaliza o especialista.