Segurança patrimonial: monitoramento em tempo real eleva o nível da proteção patrimonial
Com o avanço e a modernização da tecnologia em todas as esferas, a segurança patrimonial vem conquistando gradativamente um nível mais elevado de eficiência, agilidade e assertividade. Soluções cada vez mais inovadoras agregam valor à atividade, promovem redução de custo operacional e elevam o padrão de qualidade e excelência do serviço prestado.
E a indústria de eletrônicos é um dos segmentos que passa a se beneficiar ainda mais com a tecnologia aplicada na segurança. Com procedimentos e processos já bem rigorosos de proteção patrimonial, executados por empresas especializadas na prestação de serviços e na gestão de segurança, a Samsung Brasil acaba de investir em mais um recurso inovador para elevar o nível e a confiabilidade das atividades de vigilância. Trata-se do ztrax personal, uma solução portátil de monitoramento simultâneo, que agrega ao plano de segurança da empresa informações em tempo real de rondas, botão do pânico portátil e sistema aleatório ‘sempre alerta’ voltado para os postos de vigias.
“O ztrax Ronda é uma solução de monitoramento em tempo real voltado para rondas patrimoniais, sem uso dos antigos bastões ou celulares que podem ser facilmente desligados. É extremamente leve, a prova d ́água, resistente a quedas da cintura, não tem botão de liga e desliga e ficando ativo por pelo menos 30 horas. Disponibiliza checkpoints externos de ronda ilimitados e gratuitos, evitando assim, custos desnecessários de deslocamento operacional para implantação e até validação de rondas realizadas”, afirma Marcelo Lonzetti, Chief Marketing Officer da ztrax.
Lançado em 2017, tem tecnologia desenvolvida no Brasil e se tornou, em pouco mais de um ano, o produto mais disruptivo do mercado de segurança. “Podemos dizer que o ztrax mudou a forma de fazer segurança. Nosso sistema disponibiliza, por exemplo, o conceito de monitoramento em tempo real das rondas, histórico das atividades, botão ‘sempre alerta’, dispositivo que emite disparos aleatórios e seu monitoramento traz métricas como: horário de disparo, tempo de demora para desarme, local específico em que ele foi realizado, além do botão do pânico portátil. Trouxemos tudo isso para o mercado de segurança patrimonial, atendendo uma demanda real e que ninguém tinha tecnologia para isso”, explica Lonzetti.
Além disso, é possível utilizar o ztrax para aviso de chegada ao posto de trabalho e também para saída dos colaboradores destes locais, delimitado por cercas virtuais: “para funcionários que utilizam beacons, geramos alarmes no momento do abandono do posto e disponibilizamos a localização do deslocamento em ambientes abertos. Com isso, elevamos a qualidade da atividade de segurança patrimonial dos empreendimentos que utilizam essa ferramenta”.

O sistema passou a ser adotado pela Samsung Brasil, em parceria com a Security Segurança e Serviços, de quem a empresa é cliente na área de gestão de segurança. “A Security é uma empresa integradora de tecnologias em segurança e serviços. Investimos constantemente em inovações que trazem para o mercado eficiência e sinergia entre as atividades. E o ztrax é um ótimo exemplo disso. A solução nos permite levar ainda mais excelência em práticas que agregam valor ao negócio do cliente”, explica Marcelo Marques, Chief Commercial Officer da Security.
“A Samsung é um cliente que acredita na adoção de tecnologias cada vez mais modernas em seus projetos de segurança, e a Security tem levado para eles as melhores inovações na área, sempre com o objetivo de integrar soluções que permitam uma gestão global de todos os processos”, reforça Marques. O executivo detalha que a empresa já soma mais de 200 contratos com a aplicação deste dispositivo nos procedimentos de segurança, facilities e serviços, e o objetivo é dobrar esse número até 2022.