RTLS: monitoramento de ativos é a chave para reduzir acidentes em fábricas

RTLS

O que linhas de produção e circulação de produtos em galpões logísticos têm em comum? São ambientes que precisam do máximo de cuidado na circulação de ativos, pessoas e produtos sob o risco de acidentes graves. No Brasil, entre 2012 e 2022, foram mais de 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes de trabalhadores em suas funções, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. No ano seguinte, em 2023, dados do eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelaram 499.955 acidentes com 2.888 vítimas fatais.

Os altos números se tornaram prioridades em plantas fabris que abriram a procura por tecnologias que ajudem a reduzir o volume de sinistros nas fábricas. Mas como coibir maus hábitos de trabalho ou até ações irresponsáveis com o uso de empilhadeiras nesses ambientes?

O papel do RTLS na segurança

Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax e especialista em RTLS, explica que a tecnologia mais aceita no mundo é a de localização em tempo real de ativos e pessoas, que vai além de fornecer dados e informações para melhorar a produção, garantindo também a manutenção de ambientes seguros:

“O RTLS sempre teve suas aplicações associadas à produção industrial, até que muitas fábricas perceberam seu potencial para monitorar movimentações em determinadas áreas dentro de uma fábrica, incluindo colaboradores em espaços perigosos, por exemplo.”

Rastreabilidade: produção e proteção

O sistema é capaz de rastrear, por exemplo, a localização interna de qualquer elemento circulando nas fábricas, sejam empilhadeiras, outros veículos e até mesmo pessoas. O controle em tempo real ajuda na prevenção de acidentes, utilizando, por exemplo, alertas quando uma ou mais empilhadeiras são detectadas em local não permitido ou realizando movimentações fora do planejado naquele local.

“O sistema pode estar afixado em ativos empresariais que precisam de atenção extra, como equipamentos, veículos e até mesmo peças de alto valor, e passa a ser, definitivamente, uma ferramenta para rastreamento, com precisão e em tempo real, de localização. Esse rastreamento pode se estender para times de trabalho, melhorando a segurança e o alcance de monitoramento para gestores dentro de uma planta industrial”, completa o especialista.

 

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.