RTLS: indústria farmacêutica precisa de tecnologia para não errar a dose

RTLS

Em 1988, mais de 200 mil mulheres foram alertadas sobre o uso de anticoncepcionais ineficazes na rede pública de saúde de São Paulo. Três lotes de Contracep foram recolhidos após testes revelarem que o medicamento era completamente ineficaz, resultando em várias gravidezes indesejadas.

Qual a importância de utilizar os componentes corretos na indústria farmacêutica?

Utilizar os componentes corretos nas dosagens é fundamental para garantir a eficácia e a segurança dos medicamentos. Qualquer medida errada pode transformar um medicamento ineficaz ou até perigoso. A precisão é essencial, como no caso da ztrax, onde o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são seguidas rigorosamente.

O que é o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e qual sua importância?

O SGQ é um sistema rigoroso que assegura que cada receita seja feita corretamente, garantindo que a indústria farmacêutica obtenha o certificado das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Isso é fundamental para cumprir com as fiscalizações da ANVISA e evitar riscos para a saúde pública.

Qual o papel do RTLS na indústria farmacêutica?

O RTLS, sistema de localização em tempo real, tem sido uma solução fundamental para evitar erros na fabricação e distribuição de medicamentos. Com o rastreamento em tempo real, as fábricas conseguem monitorar o estoque, garantir a produção correta e prevenir a distribuição de lotes errados.

Como a tecnologia tem ajudado a reduzir erros na fabricação de medicamentos?

A adoção de tecnologias como o RTLS permite que a indústria farmacêutica tenha informações em tempo real, desde a fabricação até a distribuição dos medicamentos. Isso ajuda a reduzir atrasos e erros, possibilitando a interrupção de operações equivocadas antes que afetem a distribuição. Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, afirma que a transição para esses processos produtivos mais tecnológicos tem diminuído significativamente os erros na fabricação.

O que Marcelo Lonzetti, da ztrax, diz sobre os processos produtivos?

Marcelo Lonzetti explica que os erros na fabricação de medicamentos diminuíram quando a indústria adotou processos produtivos com o auxílio de máquinas e tecnologia. As máquinas assumiram parte do trabalho, mas o controle rigoroso sobre a quantidade de produtos continua sendo essencial.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.