O aumento das compras pela internet é uma tendência consolidada há anos, mas muitos consumidores ainda esperam a mesma experiência de compra tanto no ambiente digital quanto no físico. Isso tem levado a um novo desafio para os varejistas, pois os consumidores desejam consistência em sua experiência de compra, independentemente do canal escolhido.
Pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela Opinion Box e Dito, revelou que 84% dos consumidores preferem lojas físicas integradas com vendas online, destacando a importância do conceito omnichannel e uma nova tendência: a One Single and Valuable Experience. Essa tendência reflete o desejo do consumidor de obter uma experiência de alta qualidade, independentemente de comprar online ou em uma loja física.
Entretanto, para que essa experiência seja mantida, especialmente na transição entre o ambiente digital e o físico, é crucial que a cadeia produtiva esteja equilibrada com foco na entrega, que envolve tanto a logística interna quanto a gestão de estoques e pedidos.
Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em RTLS (Real-Time Location System) tecnologia de monitoramento de pessoas, processos e equipamentos, destaca que a tecnologia de monitoramento é essencial para garantir que os produtos sejam entregues no prazo, não desabastecendo a cadeia:
“Essa transformação com uso de tecnologia nos processos industriais permite que prazos de entrega sejam cumpridos. É uma automação amplamente utilizada para acompanhar o crescimento da demanda interna de logística, principalmente em operações de e-commerce em várias regiões. Para quem trabalha com entregas, isso significa mais segurança e agilidade em processos internos, que se tornam mais transparentes”.
O que é RTLS e como usar 100% na empresa?
Na prática, RTLS é um sistema de localização em tempo real, tecnologia que permite o rastreamento de itens ou pessoas dentro de uma instalação quando necessário. Do ponto de vista da produção industrial e da distribuição logística, a solução foi criada para melhorar a gestão em todos os processos internos ao permitir monitorar e controlar, com total precisão, toda a movimentação na fábrica:
“É outra aplicação da mesma tecnologia que permite visibilidade, seja na produção, seja na organização e distribuição de mercadorias para vendas. É a garantia de que os itens não se percam durante o processo e que a expedição de cada pedido seja controlada de maneira eficiente”.
Marcelo explica que, apesar de o uso de RTLS estar consolidado em mercados como os Estados Unidos e Europa, a tecnologia ainda está em fase inicial na América Latina, representando uma grande oportunidade de implementação, especialmente em países com grande capacidade industrial como o Brasil e o México:
“É o caminho que cria controle preciso sobre os fluxos de produtos e contribui para a eficiência na entrega. Como o e-commerce continua a crescer na América Latina, principalmente no Brasil, o RTLS passa a ser fundamental para manter níveis de qualidade e competitividade, tanto no online quanto no físico”.