Localização interna é aposta para empresas com conceito aberto

Se no passado as pessoas que trabalhavam em áreas administrativas tinham sua mesa, seu computador e sua sala em locais pré-estabelecidos, o conceito aberto mudou a concepção. Agora, em grandes companhias, a única coisa fixa é o laptop fornecido pela empresa, ademais, desde o home office, a liberdade em escolher, dentro da estrutura, o melhor local para se estabelecer, virou tendência.

Em São Paulo, por exemplo, uma grande empresa de cosméticos e perfumes aposta no conceito para que todas as áreas da companhia tenham maior integração. Seus prédios contam com espaços em que os colaboradores podem sentar e trabalhar, mas aí vem a pergunta: onde ele está?

Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em RTLS, conta que esse conceito é bastante comum em países da Europa e chegou no Brasil com mais força no pós-pandemia, por isso, ainda passa por adaptação:

“No Brasil algumas empresas acabaram se antecipando e liberando espaços antes de adequar a tecnologia para isso. Nos países europeus as empresas contam com a ajuda do RTLS para saber exatamente a posição do funcionário ou equipamento quando este é necessário”.

A mesma tecnologia é utilizada em grandes indústrias e centros logísticos, em que há um grande número de funcionários, peças e equipamentos circulando e a sua localização só é possível com tecnologia:

“Quando lançamos o produto no mercado, era destinado para encontrar peças em indústrias automotivas, por exemplo, em que há perda de tempo em finalizar os automóveis por não saber a localização exata de determinado carro. Aos poucos fomos entendendo que isso não bastava. Era preciso, e possível, ter controle sobre todos os aspectos na linha de frente” finaliza Lonzetti.

Entre as aplicações da tecnologia estão a avaliação da produtividade individual de funcionários ou da cadeia produtiva de docas, por exemplo, o mesmo conceito usado para encontrar alguém dentro do escritório que pode ser aplicado no monitoramento de peças, tempo de ociosidade ou até mesmo na aplicação da Lei da Pausa Térmica.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.