O quão complexo pode ser uma construção? Basta observar uma obra para testemunhar a movimentação de diversas equipes, o entra e sai de materiais de construção e o tráfego intenso de veículos pesados. Grandes obras de construção civil são complexas, seja um edifício residencial, gigantescas usinas ou plantas industriais – todas se valem de cronogramas precisos e a coordenação de diversos recursos.
O desafio de coordenar mão de obra, materiais e equipamentos para que o projeto seja concluído com sucesso e no prazo pode ser auxiliado com o uso de tecnologia de gerenciamento de equipes.
Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de tecnologia em monitoramento de alta precisão, a gestão de equipes na construção civil é um processo que envolve a coordenação de recursos humanos, materiais e fluxo ordenado, ou seja, um desafio que se divide em diferentes frentes para gestores:
“Ter uma visão muito mais clara do andamento das obras é possível com a Unidade Portátil Remota, ou UPR. Gerir diferentes equipes em construções e grandes obras significa acompanhar o progresso das obras em tempo real, identificando possíveis problemas e tomando medidas corretivas rapidamente para evitar atrasos.”
Acompanhando diversas frentes em tempo real
O sistema é capaz de mostrar o histórico de todos os percursos que estão acontecendo na construção. Mesmo que a UPR passe por locais offline, o sistema tem sua própria rede independente em tempo real e pode ser aplicado para monitoramento em tempo real de toda a sua operação, incluindo o leva e traz de materiais e equipamentos. Em uma obra de grande porte, saber onde cada time, material de construção e maquinário está, faz muita diferença e evita atrasos.”
Com a tecnologia, os gestores podem acompanhar o andamento de todas as etapas da obra e identificar possíveis atrasos ou problemas e localizar os colaboradores quando necessário:
“Como a construção trabalha com movimentação constante de veículos, principalmente de caminhões e betoneiras, o gestor consegue instalar sensores em equipamentos e veículos para mapear, em tempo real, todas as rotas e horários. Além de identificar possíveis gargalos, o gestor da obra identificará qualquer tipo de problema para encontrar a solução sem ter que adivinhar o que está acontecendo” finaliza o especialista.