Sistema RTLS melhora controle de visitantes e aumenta segurança nas grandes empresas

Se observarmos a portaria de uma fábrica durante um dia inteiro, o que veríamos? Um fluxo intenso de pessoas com as mais distintas missões. Desde grupos de executivos chegando até o setor administrativo em diferentes horários até equipes de trabalho inteiras entrando para assumir seus turnos. Acrescentando o fluxo variável, com entregadores, visitantes, investidores e técnicos externos, para citar alguns exemplos, o desafio de cuidar da segurança se torna um obstáculo.

Se um entregador externo chega com a missão de levar documentos para algum departamento específico e resolve, no meio do caminho, dar uma espiadinha em outro departamento? Quais seriam as intenções dessa alteração de rota? Seria isso uma ameaça? Qual é o procedimento?

“As empresas devem se preocupar com esse fluxo de pessoas para evitar uma série de problemas. Há locais em que o visitante não pode estar sem a presença de alguém, ou ainda evitar que segredos industriais sejam roubados e, até mesmo, possíveis sabotagens”, explica Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax e especialista em tecnologia de monitoramento de pessoas e ativos.

Controle de visitantes garante segurança
O especialista explica que a tecnologia RTLS não é voltada para controle de acesso simplesmente e que entrega muito mais que isso, porém se uma empresa resolve adotar a tecnologia para resolver outras dores, porque não criar uma verificação que libere sua entrada e que a pessoa possa levar uma tag com sistema RTLS, embutido no crachá, por exemplo, com cercas virtuais, é a melhor maneira de criar alerta para a equipe de vigilância caso sua trajetória interna seja alterada:

“O RTLS é capaz de mostrar exatamente onde o visitante está indo, em qual horário a pessoa entrou ou saiu de algum setor e quanto tempo permaneceu parado em algum ponto. O sistema ajuda a organizar a circulação interna, coibindo assaltos, roubos e outras ações indesejáveis na empresa” completa Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.