Ronda Patrimonial: o que é, como funciona, quais os benefícios e como melhorar a segurança privada com tecnologia

Empresas de todos os portes, instituições de ensino, fábricas, shoppings mineradoras, outros ramos comerciais ou residenciais sempre cuidam bem da sua estrutura física, incluindo os bens materiais, e da integridade física das pessoas que circulam diariamente pelas dependências – seja para colaboradores, gestores, clientes ou alunos. A ronda patrimonial é uma estratégia eficiente de proteção nas operações de segurança interna.

A ronda patrimonial consegue abranger grandes áreas por meio de seguranças a pé ou motorizados dentro dos limites do imóvel vigiado, sempre com vigilante habilitado, uniformizado e com acessórios para controle – incluindo as soluções criadas pelos sistemas da ztrax para controle da ronda.

Todas as rondas são fundamentais na vigilância privada, mas precisam de tecnologia para que vigilantes otimizem seus serviços de proteção.

No planejamento da ronda, é necessário seguir responder algumas perguntas:
 Qual é o objetivo da ronda?
– Como ela será realizada?
– Como serão os pontos de controle de checagem?
– Qual será a duração da ronda?
– Qual será o sistema de apoio quando acontecer uma ocorrência?

É preciso definir como será este procedimento! Há o entendimento que o serviço tem um caráter ostensivo e quando entra o auxílio da ronda motorizada, aumenta a área a ser vigiada, aumenta a eficiência ao serviço da segurança patrimonial.

LEIA MAIS
:: Controle da ronda patrimonial traz tranquilidade ::
:: Segurança em condomínios inclui portaria remota e ronda monitorada ::

Quais os modelos de segurança privada que existem no mercado?
No geral, a segurança privada pode realizar os seguintes serviços:
– Segurança Pessoal Privada: para garantir a integridade física de pessoas
– Escolta Armada: para segurança no transporte de qualquer tipo de carga ou de valor usando veículos e transporte rodoviário
– Transporte de Valores: para a segurança no transporte de bens ou valores, como dinheiro entre instituições bancárias
– Vigilância Patrimonial: todas as atividades que acontecem durante eventos sociais ou dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, sejam públicos ou privados, para garantir a segurança física das pessoas e integridade do patrimônio.

Vigilância patrimonial precisa de ronda?
A vigilância patrimonial pretende criar ações preventivas para proteção das pessoas que circulam em algum ambiente, dentro dos limites desta área, imóvel ou estabelecimento.

É um subsistema da segurança, mediante o qual é exercida a atividade de segurança preventiva de proteção física às pessoas e bens. Pode atuar em estabelecimentos urbanos ou rurais, públicos ou privados.

Neste contexto, as rondas de segurança fiscalizam espaços existentes entre pontos fixos de segurança com atividades móveis de monitoramento, acompanhamento e de fiscalização de comportamentos e de atividades. A ronda engloba vistorias regulares por vigilante nas áreas e instalações nos principais pontos de acessos e de vulnerabilidades para prevenir ou identificar zonas de risco ou que podem gerar situações mais complicadas ou indesejáveis.

Junto do controle de acesso, a ronda de segurança é um dos serviços mais importantes realizados pelo profissional de segurança privada na atividade de vigilância patrimonial, pois é a atividade que permitirá ao vigilante o efetivo controle das instalações em geral, bem como da observação da movimentação interna de pessoas, veículos e materiais, assim como, fazer ser percebido, gerando o efeito dissuasivo e a sensação de segurança no local.

Tecnologia para ronda patrimonial
Um roteiro de ronda é criado, com passagens obrigatórias em diversos pontos em um tempo determinado e os vigilantes fazem seu trabalho! Quando o vigilante faz sua ronda com sistema de monitoramento real time, cada vez que ele chega em um ponto de passagem determinado, esta ação é registrada automaticamente. Isso é possível graças ao uso de cercas virtuais que demonstram essas passagens, com o registro dos horários dos pontos visitados.

Empresas de segurança precisam utilizar um sistema avançado de monitoramento que possibilita gestores de segurança na obtenção de dados de desempenho dentro do padrão estabelecido, evitando falhas no que foi combinado no planejamento da ronda patrimonial.

O sistema ztrax atende não apenas profissionais de segurança patrimonial, mas também zeladores de condomínio que realizam seus roteiros de inspeção predial preventiva, supervisores de segurança e até mesmo equipes de limpeza e conservação. Se existe um roteiro que precisa ser seguido à risca, o monitoramento online de alta precisão vai mostrar o que está acontecendo. Se algo sair da rotina, a tecnologia vai saber e informar as equipes táticas de que algo saiu do combinado.

LEIA MAIS
:: Monitoramento de ronda ajuda a melhorar gerenciamento da segurança ::
:: Ronda patrimonial: Oito motivos para ter monitoramento de ponta ::

Tecnologia em funcionamento
Caso um vigilante leve mais do que seus habituais 15 minutos, por exemplo, para fazer a ronda, pode significar que algo aconteceu e este profissional não teve tempo para acionar ajuda. As equipes táticas percebem a anomalia e já acionam outras equipes móveis até o local. A tecnologia passa a ser um eficiente alarme silencioso.

O sistema online é à prova de falhas, não pode ser simplesmente desligado, possui bateria de 30 horas, fornece o acesso rápido ao histórico de tudo que aconteceu. O gestor de segurança sabe exatamente dentro de qualquer intervalo de tempo e consegue movimentar equipes em questão de minutos, uma automação total dos controles de ronda incluindo os profissionais de segurança, as rotas criadas.

Quais são os objetivos da ronda patrimonial?
– Afastar intrusos e pessoas não autorizadas
– Atender necessidades do público interno da organização
– Identificar e inspecionar situações suspeitas ou com alto risco contra a segurança das pessoas e da empresa
– Cuidar para que as rotinas sigam normais no ambiente protegido.

Usando a tecnologia ztrax para alertar possíveis inconvenientes, quem faz a ronda precisa ter critérios na sua observação para solucionar irregularidades constatadas. Não sendo possível sanar qualquer adversidade, este profissional precisa comunicar a central – e é neste ponto que o sistema ztrax faz a diferença.

A ronda deve ficar atenta com pessoas circulando internamente que aparentam estar “perdidas” ou que estejam circulando quando o expediente acabou. A ronda deve averiguar se as pessoas que circulam internamente fazem parte do quadro de colaboradores ou clientes, se estão usando crachás oficiais, tudo isso com abordagem interpessoal.

Mas quando há comportamento muito suspeito, a ronda precisa identificar este possível risco. A ronda precisa identificar veículos estacionados há muito tempo, sempre observando pontos vulneráveis no perímetro de segurança.


Quais as vantagens da ronda patrimonial?
Seja com veículos em grandes áreas ou simplesmente caminhando nas dependências vigiadas, a ronda deve ser usada como estratégia para afastar suspeitos antes mesmo de pensarem em realizar alguma ação criminosa. O possível infrator, ao perceber que há ronda ostensiva, pode optar em abandonar suas intervenções iniciais.

Se um possível infrator observar um vigilante permanecendo parado por um longo período, no mesmo local, o infrator se concentrará em cometer o ato ilícito em outra parte da propriedade que pode não estar sob vigilância. Ao implementar uma estratégia de ronda de segurança, os vigilantes permanecem em movimento enquanto verificam constantemente todos os locais dentro da propriedade, essa prática aumenta a sensação de segurança do local, e tende a inibir e dificultar atitudes indesejáveis ou criminosas.

A ronda patrimonial é capaz de:
– Detectar e impedir possíveis atividades criminosas ou que violem as normas e procedimentos da organização
– Encontrar situações ou condições que gerem riscos ou perdas à organização, como, por exemplo,vazamentos de água ou líquidos inflamáveis/contaminantes, luzes acesas ou máquinas ligadas sem necessidade, condições com potencial de gerar incêndios, entre muitos outros.

Por fim, as rondas de segurança com ztrax mantém os vigilantes alerta durante seus turnos, principalmente pela noite. Estes profissionais podem se distrair, ficar cansados pela jornada e o risco aumenta.

O que mudou nas rondas atuais?
Até então, os antigos alertas foram feitos para acordar o segurança em um período pré-determinado, requerendo instalação física no local. A ztrax trouxe a evolução deste sistema com o Sempre Alerta, desenvolvido para gerar alarmes de forma aleatória, fazendo com que ninguém saiba que horas e quantas vezes o alerta irá disparar. Desta forma, todos os vigilantes ficam alerta o tempo todo, caso contrário aparece na central que o alarme não foi desligado indicando o ponto exato onde o vigilante está.

Há funcionalidades como o botão de pânico e as cercas virtuais, que podem dizer se o vigilante ou segurança saiu do posto de trabalho em horário não combinado e para onde foi. Além do Sempre Alerta, o ztrax é perfeito para rondas patrimoniais e em portaria pela sua pronta resposta às equipes de segurança pessoal (VSPP) e equipe operacionais.

Quais são os modelos de ronda patrimonial?
Rondas Internas – acontecem no interior das instalações da organização incluindo pátios, estacionamentos, edificações, departamentos ou setores em fábricas. São perfeitas para verificar estacionamento irregular de veículos, violações de limite de velocidade, se as pessoas estão identificadas com seus crachás e detalhes de manutenção interna, como verificar se as luzes estão queimadas ou acesas fora de horário, checar se portas ou janelas estão devidamente fechadas e se alguma máquina foi deixada ligada por engano, dentre outras ações.

Rondas Perimetrais – nesta modalidade, a ronda acontece em áreas compreendidas entre a área construída e os muros ou cercas limites da empresa que contratou a ronda. Também chamadas de rondas periféricas, o foco da operação é averiguar as condições de segurança do perímetro da organização, bem como as movimentações suspeitas próximas que podem gerar inconvenientes. A ronda perimetral ajuda também ao transmitir uma imagem de segurança para quem está saindo do trabalho. Na hora da saída do expediente, pessoas com más intenções percebem uma movimentação preventiva e podem se intimidar.

ztraz e a gestão da ronda patrimonial
O gestor de segurança que adota o sistema ztrax para ronda garante maior eficácia da ronda ao conseguir verificar o que o vigilante está fazendo nas suas rondas, se está dentro do combinado e quanto tempo leva em cada ação.

Os dados gerados mostram onde, quando e em quanto tempo o colaborador que atua como vigilante esteve em ponto, se aconteceu algo de anormal e quanto tempo levou para a tomada de decisão. Para a gestão interna da segurança, são dados fundamentais.

Um vigilante, durante o desempenho da sua rotina, pode levar mais tempo em determinado ponto deixando outro local da empresa momentaneamente sem atenção. Esses gaps acontecem por conta de planejamento equivocado que não corresponde à real necessidade do local vigiado e falta de tecnologia.

O gestor de segurança precisa ter acesso ao maior número de informações quanto antes e, de preferência, em tempo real. São esses dados que servirão para tomadas de decisão sobre possíveis melhorias das rondas.

O monitoramento online é a melhor, senão a única maneira, para obter dados das rondas tão vitais para a segurança das instalações das empresas. Todos os gestores que se preocupam de fato com a segurança precisam se cercar do maior número possível de dados reais.

É a única forma de aumentar a eficiência operacional, e essa melhora não significa apenas combate com situações de pânico, mas também envolve redução de custos e melhoria das margens de lucro na gestão na totalidade.

Quais dados o gestor recebe?
Descartando o óbvio ganho no campo da segurança, o profissional que executa suas rondas passa a fornecer registros em tempo real dos mais diversos dados – desde a possível falha de início da ronda, sequências e até o que chamamos de SLA, que é o nível mínimo da ronda acordado com o cliente, que antes era trabalhado na melhor das hipóteses e agora pode ser tratado no fim do percurso da primeira ronda. Muitas empresas relatam melhorias de até 31% nas rotinas!

Todas as informações são monitoradas em tempo real e ficam armazenadas para que, posteriormente, os gestores possam modificar, adaptar e melhorar as rotinas: tudo que for relevante é transferido para o sistema e o gerenciamento destas informações determinarão se a rota está sendo eficiente.

Melhorias imediatas na gestão de ronda patrimonial
Estes equipamentos monitoram todas as ações, portanto se acontecer alguma falha das atividades, como não passar em determinado ponto na hora certa, ou permanecer muito tempo em local improvável, é possível que o gestor entre em contato para descobrir o que aconteceu.

Muita coisa pode acontecer durante uma ronda e situações de risco fazem parte desta rotina. Se as informações geradas em tempo real apontarem alguma falha, é possível intervir e corrigir de maneira imediata caso algo saia do planejado.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.