Pulseiras do Coldplay e a indústria 4.0 usando RTLS via Bluetooth: qual a semelhança?

O Brasil foi palco de diversas apresentações do Coldplay, banda inglesa de pop rock engajada com questões ambientais e com o politicamente correto. O conceito de “fazer a sua parte” para manter um planeta mais sustentável se refletiu nas pulseiras distribuídas ao público e que deveriam, em teoria, serem devolvidas ao final do show.

A Xyloband é uma pulseira tecnológica com luzes led que acendem conforme a música que era executada nas apresentações. Nos shows do Morumbi, em São Paulo, as pulseiras do Coldplay eram ativadas de tal maneira que todas as pessoas que estavam no estádio passaram a ser parte da sincronização. Por exemplo: em uma determinada música, todas as pulseiras de quem estava na cadeira superior piscavam na luz amarela enquanto as pulseiras da pista ficavam vermelhas e as da cadeira inferior iluminavam com um azul brilhante.

E aí a pergunta era quase uma entre as pessoas:
– Como eles sabem onde fica cada pulseira?

Vamos usar a tecnologia de indústria RTLS para explicar. Vamos imaginar esse mesmo princípio tecnológico em uma fábrica com uma diferença:

Saem de cena: pulseiras com luzes e cores
Entra em ação: beacons ou tags com tecnologia de monitoramento.

Muitos colaboradores circulando em vários setores, peças e equipamentos circulando pelas esteiras durante a montagem até o setor de distribuição logístico. A tecnologia ztrax Tracing consegue determinar onde cada ativo está localizado, qual seu status na linha de produção e a exata localização dos trabalhadores.

Se nos shows do Coldplay a tecnologia consegue encontrar onde estava cada pulseira para acionar as luzes certas nos momentos certos, nas fábricas o ztrax Tracing faz ainda mais:

– Monitora ativos com dados sobre a localização em tempo real
– Mostra qual foi o tempo de cada etapa de uma ordem de serviço setor da fábrica
– Localiza um único equipamento ou colaborador dentre milhares similares que estão em um galpão logístico ou indústria
– Localiza onde está cada colaborador e informa se deveria estar ou não ali naquele momento
– Possibilita que cada colaborador avise, através do botão de emergência do beacon ou tag, que algo está fora dos padrões e precisa de ajuda

O sistema é uma parceria com a Quuppa, uma das gigantes tecnológicas quando se trata de localização em tempo real, utilizando o conceito RTLS via Bluetooth para localização com alta precisão de tudo o que está acontecendo na fábrica!
Nas fábricas é fundamental manter o acompanhamento das equipes, dos processos e de equipamentos ou ativos utilizados ao longo da cadeia produtiva. Uma pequena alteração nos processos ou a ausência de algum componente ou colaborador é suficiente para travar toda a operação.

Tecnologia em tempo real e portátil
Tanto o mundo dos espetáculos quanto dos negócios, incluindo o setor de industrial, já perceberam a relevância de se utilizar a tecnologia para interagir com as pessoas. No show temos um resultado bem diferente se compararmos um equipamento de monitoramento, mas, em ambos os casos, temos um volume grande de pessoas portando um equipamento ativado à distância para uma finalidade.

Imagem: Xyloband /divulgação

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.