Os sistemas de localização em tempo real (RTLS) têm crescido de forma substancial nos últimos anos com milhares de implantações nos mais diversos segmentos de mercado, incluindo indústrias, hospitais e redes varejistas. A novidade chega ao Brasil através da parceria entre a ztrax e a finlandesa QUUPPA. Desconhecido pela maior parte dos profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de avaliar estas soluções, o sistema entrega uma verdadeira revolução no monitoramento indoor.
Embora seja um mercado ainda relativamente pequeno, a implantação de sistemas RTLS passou dos $3,4 bilhões em 2020 e espera-se que alcance $10.3 bilhões até 2025.
A Cisco, multinacional que oferece soluções inovadoras de redes definidas por software, nuvem e segurança para negócios, projeta que 500 bilhões de dispositivos estejam conectados à Internet até 2030. Atualmente temos cerca de 1 bilhão de dispositivos IoT implementados nos diversos setores e mercados.
O mercado americano deverá ser o de maior crescimento e participação, seguido pela região Ásia/Pacífico, onde os investimentos da China, Austrália e Coréia do Sul nestas soluções serão superlativos.
Na América do Sul a presença das soluções RTLS nos diversos segmentos é tímida, mas vários projetos estão em andamento e mais empresas buscam uma solução de localização interna como ferramenta para aprimorar processos e melhorar resultados.
O crescimento do mercado na APAC pode ser atribuído à crescente demanda por soluções RTLS de diversas verticais, como saúde, manufatura e varejo
3,4 bilhões de dólares 2020-e
10,3 bilhões de dólares 2025-p
CAGR – 24,8%
O mercado de RTLS deverá crescer de US$ 3,4 bilhões em 2020 para US$ 10,3 bilhões em 2025
- As soluções RTLS são amplamente utilizadas na vertical de saúde
- O mercado RTLS na América do Norte deverá representar a maior participação durante o período de previsão
- Expansões e lançamentos de novos produtos ofereceriam oportunidades lucrativas para os players do mercado nos próximos anos
- Mercados lucrativos, como China, Austrália, Coreia do Sul, oferecem grandes oportunidades de crescimento para fornecedores de soluções RTLS
Os sistemas RTLS determinam a posição atual de um objeto com base em informações em tempo real coletadas por meio de um sistema sem cabo, permitindo o rastreamento interno de uma pessoa ou de um objeto.
A análise destas informações permite otimizar fluxos de processos, localizar ativos imediatamente, reduzir acidentes de trabalho, diminuindo riscos para as equipes, melhorar atendimento a pacientes, aumentar a produtividade de Centros Cirúrgicos ou de Pronto Atendimento.
Há diversas opções para a implementação de sistemas RTLS, no entanto, o padrão Bluetooth Low-Energy (BLE) foi amplamente adotado por ter soluções com um custo-benefício efetivo e com maior facilidade de integração com sistemas e dispositivos existentes do que outras tecnologias. Além disso, alguns dos sistemas RTLS que empregam dispositivos bluetooth podem oferecer alta precisão de localização que chegam até a 50cm, tornando-os adequados para praticamente qualquer aplicação de monitoramento interno.
O mercado bluetooth deve chegar a um patamar de 581 milhões de equipamentos em 2026, sendo que os segmentos mais demandados serão Indústria 4.0, logística, varejo, hospitais e aeroportos pelo mundo.
No Brasil, a ztrax é a representante da QUUPPA, principal fornecedora mundial de tecnologia RTLS. A empresa finlandesa é fruto de um spin-off da Nokia e hoje lidera o mercado mundial de implementação de sistemas de monitoramento indoor com mais de 3.000 instalações realizadas.