O verdadeiro tamanho do mercado de RTLS

Os sistemas de localização em tempo real (RTLS) têm crescido de forma substancial nos últimos anos com milhares de implantações nos mais diversos segmentos de mercado, incluindo indústrias, hospitais e redes varejistas. A novidade chega ao Brasil através da parceria entre a ztrax e a finlandesa QUUPPA. Desconhecido pela maior parte dos profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de avaliar estas soluções, o sistema entrega uma verdadeira revolução no monitoramento indoor. 

Embora seja um mercado ainda relativamente pequeno, a implantação de sistemas RTLS passou dos $3,4 bilhões em 2020 e espera-se que alcance $10.3 bilhões até 2025. 

A Cisco, multinacional que oferece soluções inovadoras de redes definidas por software, nuvem e segurança para negócios, projeta que 500 bilhões de dispositivos estejam conectados à Internet até 2030. Atualmente temos cerca de 1 bilhão de dispositivos IoT implementados nos diversos setores e mercados. 

O mercado americano deverá ser o de maior crescimento e participação, seguido pela região Ásia/Pacífico, onde os investimentos da China, Austrália e Coréia do Sul nestas soluções serão superlativos. 

Na América do Sul a presença das soluções RTLS nos diversos segmentos é tímida, mas vários projetos estão em andamento e mais empresas buscam uma solução de localização interna como ferramenta para aprimorar processos e melhorar resultados. 

O crescimento do mercado na APAC pode ser atribuído à crescente demanda por soluções RTLS de diversas verticais, como saúde, manufatura e varejo

3,4 bilhões de dólares 2020-e

10,3 bilhões de dólares 2025-p

CAGR – 24,8%


O mercado de RTLS deverá crescer de US$ 3,4 bilhões em 2020 para US$ 10,3 bilhões em 2025

  • As soluções RTLS são amplamente utilizadas na vertical de saúde
  • O mercado RTLS na América do Norte deverá representar a maior participação durante o período de previsão
  • Expansões e lançamentos de novos produtos ofereceriam oportunidades lucrativas para os players do mercado nos próximos anos
  • Mercados lucrativos, como China, Austrália, Coreia do Sul, oferecem grandes oportunidades de crescimento para fornecedores de soluções RTLS

Os sistemas RTLS determinam a posição atual de um objeto com base em informações em tempo real coletadas por meio de um sistema sem cabo, permitindo o rastreamento interno de uma pessoa ou de um objeto. 

A análise destas informações permite otimizar fluxos de processos, localizar ativos imediatamente, reduzir acidentes de trabalho, diminuindo riscos para as equipes, melhorar atendimento a pacientes, aumentar a produtividade de Centros Cirúrgicos ou de Pronto Atendimento.

Há diversas opções para a implementação de sistemas RTLS, no entanto, o padrão Bluetooth Low-Energy (BLE) foi amplamente adotado por ter soluções com um custo-benefício efetivo e com maior facilidade de integração com sistemas e dispositivos existentes do que outras tecnologias. Além disso, alguns dos sistemas RTLS que empregam dispositivos bluetooth podem oferecer alta precisão de localização que chegam até a 50cm, tornando-os adequados para praticamente qualquer aplicação de monitoramento interno.

O mercado bluetooth deve chegar a um patamar de 581 milhões de equipamentos em 2026, sendo que os segmentos mais demandados serão Indústria 4.0, logística, varejo, hospitais e aeroportos pelo mundo.

No Brasil, a ztrax é a representante da QUUPPA, principal fornecedora mundial de tecnologia RTLS. A empresa finlandesa é fruto de um spin-off da Nokia e hoje lidera o mercado mundial de implementação de sistemas de monitoramento indoor com mais de 3.000 instalações realizadas. 

 

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.