O que é RTLS e como esta tecnologia está mudando os resultados das gigantes mundiais

O sistema de localização em tempo real (RTLS, do inglês real-time locating system) representa a evolução tecnológica dos sistemas de monitoramento indoor em todo o mundo. São sistemas de localização em tempo real usados para identificar e rastrear automaticamente a localização de objetos ou pessoas dentro de um edifício, ou outra área restrita, como uma planta fabril, logística e até hospitais.

Amplamente utilizada por gigantes como Airbus que utilizam a tecnologia, para melhorar seu resultado na linha de produção, o RTLS é a evolução do monitoramento de alta precisão para indústrias, empresas de logística e hospitais particulares.

O sistema utiliza tags, crachás e sensores RTLS presos em objetos que precisam ser monitorados ou de posse de pessoas que circulam em determinados pontos nas empresas. A engenharia engloba equipamentos receptores em pontos de referência e acessos fixos instalados nas proximidades:

“RTLS é um conceito de monitoramento que pode ser alcançado com apenas uma ou várias tecnologias para localizar e gerenciar ativos ou pessoas em ambientes fechados, a precisão pode chegar a 50 cm dependendo do projeto, demanda e tecnologia aplicada.” explica Marcelo Lonzetti, diretor comercial da empresa da ztrax.

O começo de uma era de precisão
Aproveitando totalmente as tecnologias de localização, um empresário pode economizar dinheiro, tempo e recursos enquanto põe fim à monotonia de lidar com dados puramente aproximados – e até defasados devido à demora de coleta e integração sistêmica:

“O sistema calcula os dados de localização e o hardware que ele usa determina o quão preciso será o sistema instalado. Como existem vários tipos diferentes de tecnologias RTLS e todos têm suas características, o sucesso da implementação depende de uma avaliação técnica da demanda de cada cliente e do tipo de ambiente que será implantado” explica Marcelo.

O mundo adotou a RTLS
Grandes empresas mais antenadas, como a NGK e a Atla, já se beneficiam desse conceito. Uma empresa pode melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, aumento de performance da linha de fabricação, agilidade na localização de peças e equipamentos, segurança no trabalho e muito mais.

Marcelo aponta que existem diversos tipos de tecnologias usando o conceito do RTLS, mas se faz necessário separar o que é presença e o que entrega efetivamente um monitoramento em tempo real:

“O RTLS veio para ficar e até substituir tecnologias já usadas, porém muitos fornecedores no intuito de continuar atuando oferecem soluções tecnologias de apenas presença ultrapassadas como sendo de monitoramento em tempo real e essa atitude tem confundido grandes empresas que buscam os resultados que só o RTLS pode entregar”:

No Brasil o RTLS já está presente
Uma das tecnologias RTLS que possui maior precisão de localização podendo chegar a 50 cm é a bluetooth, existem muitos fabricantes de hardware, porém para se alcançar um monitoramento preciso e contínuo é necessário que exista uma ótima combinação entre Hardware e Software.

“A chegada do conceito RTLS no Brasil é um grande avanço, mostra que o mercado brasileiro está atento e ao mesmo tempo pressionado por melhores resultados e redução de custos operacionais” completa.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.