O que é e como funciona o Botão de Pânico Personal da ztrax integrado com a Segware

Se você chegou até aqui, já deve estar familiarizado com o conceito de botão de pânico e também deve conhecer algumas aplicações práticas dessa funcionalidade.

Vamos abordar agora o botão de pânico oferecido pela Segware em parceria com a ztrax, a solução de botão de pânico do aplicativo MySecurity da Segware, que oferece mais segurança e uma cobertura abrangente para os clientes.

Relembrando: o que é e como funciona o Botão do Pânico?
O Botão de Pânico é um dispositivo que, ao ser acionado, envia um evento ou sinal para a central de monitoramento da empresa de segurança contratada avisando que algo perigoso está acontecendo. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhum som, auxiliando na preservação da integridade da pessoa que o acionou.

Há dois tipos principais de Botão de Pânico: os fixos e os móveis. Os dispositivos fixos ficam em um determinado lugar, como na área de cofres, no banheiro, na mesa de trabalho, na portaria, etc.

Já o botão móvel é bastante parecido com um chaveiro de alarme de automóvel, e pode ser carregado pela pessoa que contrata um serviço de segurança ou por um vigilante dentro de uma área em que está a receptora, ou seja, o aparelho que faz a comunicação. Muitas empresas preferem o dispositivo móvel, pois ele é mais versátil, podendo também ser fixado em algum local.

Qual é o objetivo do Botão de Pânico?
Do ponto de vista da segurança, o objetivo final do Botão de Pânico é diminuir os índices de invasão a propriedades, aumentar a segurança de motoristas e, claro, dissuadir criminosos em casos de agressão e ameaça a pessoas.

Em alguns casos, o Botão de Pânico também pode ser usado para outros fins que requeiram ajuda emergencial. Por exemplo, pessoas com problemas de saúde, que podem fazer uso ao terem um mal-estar súbito. Assim, podem acionar o dispositivo para entrar em contato com uma equipe médica, que poderá fazer o diagnóstico remoto e agir de maneira adequada.

Uso do Botão de Pânico
O botão de pânico está se tornando um item cada vez mais comum e essencial para reforçar a segurança de pessoas, empresas e indústrias em geral. Muitas vezes, o botão de pânico é uma solução oferecida de maneira integrada com outras aplicações de monitoramento, como o videomonitoramento e ações internas específicas na central de monitoramento, gerando mais segurança ao cliente.

Além de ser oferecido por empresas de segurança, o botão de pânico também tem sido usado pela iniciativa pública para garantir mais segurança para as pessoas.

Características do Botão de Pânico Personal da Segware e ztrax
A comunicação entre a geração do evento ao precisar o botão e a central de monitoramento é muito rápida, e em questão de segundos a operação já estará atuando no evento gerado.

Outras duas características importantes é que a central de monitoramento irá acompanhar em tempo real a localização do cliente, por meio do software de monitoramento Segware Sigma Cloud. Além disso, é possível ainda criar um grupo de notificações, o que irá permitir que todos os usuários desse grupo sejam notificados assim que um evento seja gerado.

Vantagem
Oferecer esse serviço é muito vantajoso para uma central de monitoramento, já que o Botão de Pânico ztrax Personal é cobrado à parte, gerando uma receita adicional em relação aos serviços já prestados, além de ser uma ótima opção para fidelizar ainda mais o cliente.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.