Motoristas Profissionais contam com tecnologia contra a criminalidade

Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) mostram uma média alarmante para quem trabalha dirigindo o dia todo: A cada 82 horas, um motorista de transporte por aplicativo é vítima de roubo com restrição de liberdade na capital do país.

Somente em 2019, aproximadamente 100 profissionais de APP sofreram sequestro – e esses números não incluem taxistas e motoristas particulares. Se compararmos com o período anterior, em 2018, estamos diante de um aumento de 181%!

Some tudo isso com o retorno esporádico do comércio, em virtude da pandemia, em muitos centros urbanos. Mais gente pedindo transporte via aplicativo significa mais carros à disposição de criminosos.

O perigo que correm estes profissionais é tão grande quanto o de um vendedor em uma loja física. A movimentação de dinheiro e os motoristas profissionais passaram a ser alvos óbvios nesta matemática do crime, como explica Marcelo Lonzetti, CMO da ztrax:

“O risco reside em qualquer chamada e o cenário ganha contornos dramáticos, pois o criminoso, que não quer se expor, acaba chamando o serviço até mesmo de celulares roubados ou clonados, dificultando qualquer rastreamento. Uma forma de minimizar essas ocorrências é o uso de tecnologia para aumentar o nível de segurança”.

Desmobilizando criminosos
Assaltos, latrocínios, desconfiança e sequestro relâmpago são alguns detalhes cruéis da realidade de um motorista de táxi ou de aplicativo como 99, Uber ou Cabify ou qualquer outro aplicativo de transporte pessoal similar. O problema é que muitos destes profissionais não acreditam em um rápido atendimento em caso de emergência e, por prevenção, deixam seus celulares escondidos em alguma parte do veículo, dificultando o chamado por socorro – sem contar que, no caso de furto do veículo, o smartphone acaba indo com o veículo.

Para Marcelo, equipamentos como ztrax Personal fazem toda a diferença pela discrição e de rápida resposta em casos como estes: “O aparelho é discreto e não depende do celular do motorista para o envio do pânico para a central contratada. Pode ser acionado através de cliques discretos e os bandidos nem percebem que o alerta foi acionado, assim, não coloca a vida dos motoristas em risco” explica Marcelo.

Vantagens para motoristas com total segurança
A novidade do mercado é, sem dúvida, o ztrax Personal. As vantagens são enormes por ser uma solução portátil e sem necessidade de instalação, ou seja, o equipamento fica em qualquer veículo enquanto o motorista carrega com ele um beacon sem qualquer perda de garantia do veículo.

Esta Unidade Pessoal de Rastreamento (UPR) pode ser mantida no veículo com alimentação por 12V, que pode ser recarregada no acendedor de cigarro do próprio veículo ou  com bateria que dura por até 30 horas. Uma UPR é capaz de ler vários beacons ao mesmo tempo;

“O ztrax Personal, com o botão de pânico portátil, emite um alerta silencioso para uma equipe de segurança  que será definida no momento da aquisição do equipamento. Dentre  as muitas configurações possíveis, há o sistema de rastreamento em tempo real. Pode ser usado através da central de monitoramento ou os alarmes podem ser enviados para uma pessoa de confiança. Ou seja, quem receber o alerta saberá, com precisão, onde está acontecendo a ocorrência.” completa Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.