Monitoramento remoto de equipes revoluciona a gestão em campo

O monitoramento remoto, tradicionalmente associado à segurança, está revolucionando a gestão de equipes em campo em diversos setores econômicos. Com o avanço da tecnologia, os gestores agora podem acompanhar o trabalho de várias equipes simultaneamente, independentemente de sua localização. As empresas descobriram que este monitoramento de equipes externas, compostas por colaboradores que estão circulando nas mais diversas frentes, facilita o trabalho de líderes.

Gestores que precisam saber exatamente onde estão suas equipes de operadores de máquinas, mineiros, instaladores e times de manutenção, por exemplo, podem acompanhar e otimizar essas rotinas dinâmicas em tempo real, e essa é a principal diferença entre o monitoramento do setor de segurança para o empresarial:

“A solução verifica o andamento das atividades para garantir o melhor desempenho e, consequentemente, trazer resultados satisfatórios” explica Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial da ztrax, empresa de tecnologia de monitoramento de pessoas e ativos.

Outro aspecto positivo do monitoramento de equipes externas é a integridade e segurança dos trabalhadores. Quando os gestores sabem onde cada equipe está e cruza estes dados com outras informações, como situação de uma usina, porto, pátio logístico ou barragem, é possível tomar medidas para garantir a segurança de seus colaboradores e até mobilizar recursos para uma eventual emergência:

“É como ver, em tempo real, o progresso do trabalho e a localização precisa de todas as equipes. Quando algum problema surgir, o gestor consegue perceber que algo está fora do comum apenas observando o sistema. É o momento de tomar medidas e decisões para sanar qualquer problema antes mesmo que as equipes reportem que algo saiu do controle”.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.