Monitoramento inteligente ajuda prevenção ações criminosas

Nem mesmo os hospitais estão livres das ações marginais. O Hospital Pan Americano, que fica na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi invadido na manhã do dia 20 de novembro, domingo, causando pânico em funcionários e pacientes. Os criminosos conseguiram levar 29 equipamentos médicos. A Polícia Militar foi acionada e os marginais presos em flagrante, porém a ousadia da ação mostra a fragilidade dos sistemas de vigilância em muitos estabelecimentos.

Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de alta precisão, estas ações criminosas motivam uma corrida por sistemas de vigilância eficientes em empresas de todos os setores e portes, shoppings, universidades e até mesmo hospitais.

Gestores responsáveis pela segurança destes espaços entenderam que locais com circulação intensa de pessoas carecem de mais segurança unida com a tecnologia:

“A chave para aumentar a segurança é fornecer para vigilantes a tecnologia capaz de acionar ajuda em tempo real e de maneira discreta para prevenção de ações criminosas e redução das perdas relacionadas ao patrimônio” explica Marcelo.

Para o especialista, a segurança não deve se limitar apenas aos itens materiais, mas também aos recursos humanos e a tranquilidade de quem está em um ambiente controlado.

Tecnologia certa aliada a um processo bem definido é a chave
O principal benefício de investir em sistemas de monitoramento de alta tecnologia é evitar problemas graves como invasões, assaltos, sequestros e roubos. Minimizar risco para patrimônio físico e humano em um negócio é essencial para o desempenho das atividades rotineiras e esta situação só é possível com equipamentos adequados:

“É possível monitorar qualquer estabelecimento e tomar decisões rápidas, em tempo real. Ao menor sinal de que alguma situação esteja saindo do controle. É possível acionar a polícia ou mesmo a central de monitoramento no exato momento em que a ocorrência acontece. Na prática, a empresa garante uma solução mais eficiente podendo, inclusive, evitar gastos para repor o que está sendo roubado” finaliza Lonzetti.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.