Fabricação de tratores no agronegócio com localização de peças em tempo real

O Brasil vive um dos seus melhores momentos no campo. Recordes na produção de grãos, aumento na exportação, novos acordos impulsionados pela demanda internacional e alta rentabilidade pelo dólar impulsiona também a indústria de maquinários e equipamentos agrícolas

Com mercado devidamente aquecido, as montadoras do setor enfrentam um desafio crescente na localização de peças para seus produtos diante do aumento dos pedidos. Com a crescente complexidade destes tratores, colheitadeiras e demais equipamentos, o número de peças e componentes necessários para sua produção aumentou, tornando cada vez mais complexa a tarefa de rastrear o movimento de peças ao longo da cadeia de suprimentos.

O bom momento no campo deve seguir forte, segundo o levantamento da Redirection International, consultoria especializada em fusões e aquisições e desenvolvimento corporativo. O estudo mostrou que o setor vai crescer 22%. As vendas podem saltar das atuais 71 mil unidades para 86,4 mil até 2026:

“O desafio agora é manter a linha de produção organizada e os dispositivos de monitoramento farão um papel indispensável para as montadoras. Com tantos pedidos, os sistemas de localização em tempo real (RTLS) devem ser parte da rotina de produção para evitar perdas de peças e atrasos na entrega. Rastrear a localização de peças desde sua fabricação até a instalação dos equipamentos agrícolas garante que estejam disponíveis quando necessário” explica Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial da ztrax, empresa de monitoramento de ativos e pessoas.

RTLS já faz parte de outras indústrias
Os dispositivos de monitoramento, como o sistema RTLS, não são mais novidades no mercado internacional. A indústria automotiva e de produção de linha branca de eletrodomésticos já utilizam com ótimos resultados, servem como referência para quem fabrica e monta equipamentos agrícolas:

“Na verdade, todas as indústrias já perceberam que precisam investir cada vez mais em dispositivos de monitoramento para facilitar a localização de peças. O sistema pode ser instalado em peças individuais ou em equipamentos completos para localização em pátios, entregando tanto a localização quanto seu status de produção.

Para evitar sobrecargas na linha de produção e aquisições de peças exageradas que afetam a saúde financeira das montadoras, o sistema RTLS conseguem entregar informações que agilizam o processo de localização de peças, reduzindo tempo de produção, custos e melhorando a eficiência da produção:

“Os gestores podem criar sistemas de monitoramento inteligente para a identificar problemas e evitar falhas que interrompam a produção. Com mercado aquecido, não há margem para atrasos” explica Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.