Quando um produto de alto valor precisa ser transportado de um lugar para o outro, geralmente o serviço de escolta armada é o mais requisitado. Isso porque serviços como esse garantem segurança e proteção à carga transportada. Mas e se todo esse trabalho fosse feito por uma escolta virtual, com todo o controle de localização do veículo e alertas de desvio e paradas apenas com a gestão on-line?
Ana Paula Carvalho, da área comercial do ztrax, ressalta os principais ganhos de uma escolta virtual. “A economia da operação do veículo escoltado e o sigilo na operação são os principais benefícios de uma escolta virtual. Para muitos, um veículo de escolta pode significar um ‘chamariz’ ao veículo escoltado, gerando insegurança na operação. Com a escolta virtual, é possível manter a gestão on-line do veículo, podendo atuar prontamente a cada suspeita ou infração cometida”, avalia.
A principal diferença entre a escolta tradicional e a on-line consiste na presença de uma equipe in loco, realizando o acompanhamento do veículo. Dentro da escolta tradicional, o veículo escoltado segue todo o trecho com acompanhamento de uma equipe armada em veículo paralelo. Já na virtual o acompanhamento é realizado por meio de comunicadores.
Para Marcelo Lonzetti, consultor comercial do ztrax, o serviço de escolta está diretamente ligado ao seguro do produto. “Uma operação logística que tem por obrigação ser coberta por uma apólice de seguro necessita de acompanhamento do trajeto realizado, controlando os pontos de passagem até o tempo desse deslocamento. Esse controle de segurança contribui diretamente na administração de prazos, facilitando a logística da operação”, acrescenta.
ztrax: escolta virtual e informações on-line sobre o percurso
Os equipamentos ztrax, discretos e portáteis e que são acoplados ao veículo de escolta e ao veículo escoltado, permitem a configuração do afastamento de um ao outro, gerando informações on-line sobre o percurso, velocidade e alertas de segurança sobre o possível afastamento. “Com o ztrax é possível aplicar em ambas as situações, ou seja, pode ser utilizado na escolta tradicional, com meios de controle de localização da equipe e controle de afastamento e aproximação, e na virtual, com localização do veículo e alertas de desvios ou paradas”, finaliza Ana Paula.