No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós e a realidade destas figuras familiares mudou muito, criando uma legião conectada o tempo todo. A maior prova desta mudança está no levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrando que o número de idosos com acesso à internet entre 2018 e 2021 saltou de 68% para, praticamente, 100% no Brasil.
Com tantos avôs e avós conectados, a tecnologia se tornou uma aliada não apenas para buscar informações ou conversar com familiares e amigos em grupos de WhatsApp, mas também para a própria segurança e integridade pessoal.
Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de pessoas e ativos, o sistema de botão de emergência é excelente para avós que moram sozinhos por diversos motivos:
“Os novos avós estão conectados e independentes, moram sozinhos, viajam, muitos ainda trabalham, possuem seus passatempos e sabem lidar com tecnologia, mas não podemos ignorar que a saúde de muitas destas pessoas não é a mesma da sua juventude. Algum incidente pode acontecer dentro de casa e, mesmo com tamanha independência, é importante a família ficar atenta.”
Botão de emergência mantém avós seguros e independentes
A tecnologia do botão de emergência portátil permite que a família seja alertada quando alguma situação emergencial está acontecendo sem tirar a privacidade e independência dos avós:
“Uma pessoa que visite seus avós vai ficar na ali por algumas horas, mas nada impede que aconteça um princípio de infarto meia hora depois que todos vão embora. O botão de emergência portátil deve estar presente na rotina dessas famílias pela agilidade que o dispositivo pode ser acionado a qualquer momento”.
A rapidez com que familiares são avisados facilita o socorro imediato em situações de risco, como princípio de incêndios, quedas, dores fortes e até mesmo quando há alguma invasão na residência em que a polícia precisou ser acionada.
Dois cliques para chamar ajuda
O número de idosos segue crescendo no Brasil que possui 31,2 milhões de idosos conectados praticamente o tempo todo, 15% da população com mais de 60 anos. A tendência é que até 2026 um quarto da população tenha mais de 65 anos pelos dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e isso significa que o botão de emergência pode se tornar um fator de segurança para muitas pessoas.
O dispositivo permite que, com apenas com dois cliques, qualquer emergência seja notificada não apenas para familiares e amigos, mas para um central profissional de segurança privada ou médico da família que recebem a notificação via aplicativo no celular:
“O sistema é discreto, não requer instalação e a principal vantagem é a rapidez em conseguir ajuda. A pessoa que precisa de ajuda nem sempre vai conseguir telefonar ou chamar pelo WhatsApp e este botão portátil foi criado para ser rápido e fácil de ser acionado. Esta comunicação imediata pode salvar a vida de quem acionou o dispositivo” completa Marcelo.