Dia do Idoso: a terceira idade conectada com a segurança dentro de casa

No dia primeiro de outubro é comemorado o Dia do Idoso e a realidade de quem já ultrapassou os 60 anos mudou muito, criando uma legião conectada o tempo todo. A maior prova desta mudança está no levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrando que o número de idosos com acesso à internet entre 2018 e 2021 saltou de 68% para, praticamente, 100% no Brasil. 

Com tanto idoso conectado, a tecnologia se tornou uma aliada não apenas para buscar informações ou conversar com familiares e amigos em grupos de WhatsApp, mas também para a própria segurança e integridade pessoal.

Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de pessoas e ativos, o sistema de botão de emergência é excelente para quem mora sozinho por diversos motivos:

“Os novos idosos estão conectados e independentes, moram sozinhos, viajam, muitos ainda trabalham, possuem seus passatempos e sabem lidar com tecnologia, mas não podemos ignorar que a saúde de muitas destas pessoas não é a mesma da sua juventude. Algum incidente pode acontecer dentro de casa e, mesmo com tamanha independência, é importante a família ficar atenta.”

Botão de emergência mantém avós seguros e independentes
A tecnologia do botão de emergência portátil permite que a família seja alertada quando alguma situação emergencial está acontecendo sem tirar a privacidade e independência:

“Uma pessoa que visite seus avós, por exemplo, vai ficar na ali por algumas horas, mas nada impede que aconteça um princípio de infarto meia hora depois que todos vão embora. O botão de emergência portátil deve estar presente na rotina dessas famílias pela agilidade que o dispositivo pode ser acionado a qualquer momento”.

A rapidez com que familiares são avisados facilita o socorro imediato em situações de risco, como princípio de incêndios, quedas, dores fortes e até mesmo quando há alguma invasão na residência em que a polícia precisou ser acionada.


Dois cliques para chamar ajuda
O número de idosos segue crescendo no Brasil que possui 31,2 milhões de idosos conectados praticamente o tempo todo, 15% da população com mais de 60 anos. A tendência é que até 2026 um quarto da população tenha mais de 65 anos pelos dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e isso significa que o botão de emergência pode se tornar um fator de segurança para muitas pessoas.

O dispositivo permite que, com apenas com dois cliques, qualquer emergência seja notificada não apenas para familiares e amigos, mas para um central profissional de segurança privada ou médico da família que recebem a notificação via aplicativo no celular:

“O sistema é discreto, não requer instalação e a principal vantagem é a rapidez em conseguir ajuda. A pessoa que precisa de ajuda nem sempre vai conseguir telefonar ou chamar pelo WhatsApp e este botão portátil foi criado para ser rápido e fácil de ser acionado. Esta comunicação imediata pode salvar a vida de quem acionou o dispositivo” completa Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.