Desatenção na entrada de condomínios facilita ações de criminosos de ocasião

Os criminosos de ocasião estão em todas as partes esperando uma única chance para invadir um condomínio. Diferente de quadrilhas especializadas, que se preparam com antecipação seus roubos em edifícios, empresas ou condomínios residenciais, estes oportunistas estão atentos com a desatenção de quem entra e sai das mais diferentes edificações. Uma porta que não fechou direito é suficiente para acontecer o pior:

“É a velha história de olhar ao seu redor antes de entrar em algum espaço. Não é possível saber quem está esperando e uma porta mal fechada ou portão que ainda não travou completamente facilita ações criminosas. Existem pessoas que se tornam bandidos de ocasião, entrando em uma porta aberta para ver o que conseguem” explica Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial e CMO da ztrax,

Por este motivo fortuito, os condomínios precisam estar atentos e criar mecanismos capazes de, se não intimidar ações criminosas, trazer uma resposta rápida no momento em que acontece uma situação de perigo. Câmeras de segurança e portões eletrônicos com vigilante podem até incomodar, mas no momento da invasão o ideal é acionar uma central que atue rapidamente:

“Um excelente complemento é um sistema de monitoramento constante e online, com equipamento de ponta que permita, através do acionamento do botão do pânico, mobilizar uma equipe tática. Tão logo este alerta é emitido, as chances de reação imediatas são reais”

Todo cuidado vale neste momento
Apesar de toda segurança instalada, Marcelo lembra que é preciso fazer sua parte e não facilitar em nenhum momento:

– Ao entrarmos em um apartamento ou condomínio, é muito importante ficar atento com todas as pessoas que podem entrar enquanto a porta está se abrindo ou fechando, sem se identificar na portaria ou com um morador.

– Já nas garagens, que geralmente estão longe de uma portaria, cada veículo precisa esperar o portão fechar completamente antes de se afastar do local.

“São medidas simples, mas que na correria podem passar despercebidas. A ocasião faz o ladrão, já diz o ditado, mas a prevenção torna o ambiente mais seguro” finaliza Marcelo.

entrada de edifícios, entrada de prédios, entrada de condomínios, monitoramento , monitoramento em tempo real, ztrax, portarias remotas, invasão, ladrão, criminoso, segurança em portarias,condomínios

 

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.