Coronavírus: Tecnologia pode ajudar a monitorar idosos rebeldes em quarentena

coronavírus

>Pandemia de Coronavírus mudou o comportamento de todo o planeta. No entanto, é difícil segurar a vontade de sair de casa ainda mais nos idosos que estavam acostumados a sair por aí, pelas praças e ruas.  Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas – e a doença causada pelo novo coronavírus, não é exceção.

Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam estas pessoas dentre os mais suscetíveis e afetados, com altos índices de letalidade quando atingidos pelo novo coronavírus.

Por serem eles, os maiores afetados pelo vírus, este grupo de pessoas acabou se tornando alvo de inúmeras campanhas globais para ficar em casa, em quarentena ou em isolamento social. Muitos idosos moram sozinhos e insistem em sair de casa, então o que pode ser feito?

A resposta: monitoramento constante.

Países como Taiwan, que fica ao lado de onde tudo começou, a China, e que já conta com mais de 200 casos, tomou esta medida implementando um sistema de segurança à favor das famílias que possuem idosos rebeldes. O novo sistema rastreia indivíduos usando GPS em seus dispositivos móveis, permitindo relatórios diários da saúde das pessoas que estão em quarentena.

Aqui no Brasil, a ztrax e o seu ztrax Ronda pode ser eficaz neste aspecto. Desenvolvido para o setor comercial para monitorar rondas, o aparelho  fornece rastreamento e monitoramento de pessoas com aviso de ausência, cercas virtuais, alarme de velocidade – tudo isso com bateria cuja duração pode atingir até 36 horas:

É um aparelho leve e resistente contra água. É ideal para ajudar parentes a saberem onde seus pais e avós estão, minimizando a chance das pessoas se ausentarem da quarentena, aumentando o risco de transmissão do novo Coronavírus. Para quem está longe de seus pais, é uma solução que demonstra preocupação e permite uma ação mais rápida para buscar os fujões” explica Marcelo Lonzetti, diretor comercial da ztrax.

Se em um primeiro momento o sistema pode ser aplicado para os idosos dentro de casa, os Governos podem utilizar o ztrax Ronda para saber como está a movimentação de profissionais de saúde que estarão fazendo um trabalho nas casas das famílias bem como o acompanhamento do deslocamento de remédios, vacinas e outros suplementos necessários nestes dias tão difíceis.

Em tempos de prevenção extrema, cuidar dos idosos em sua casa é a melhor solução.  O monitoramento constante é uma excelente alternativa. Fale com a ztrax agora mesmo, pode ser pelo Facebook ou Instagram, e tenha o melhor sistema de monitoramento contra as “escapadinhas” de idosos para mercados e igrejas e afins.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.