Controle da ronda patrimonial traz tranquilidade

Quem vive sem informações em tempo real? Queremos saber a cotação do dólar, acompanhar a chegada do Uber e das últimas notícias no momento em que elas estão acontecendo. O mesmo acontece no controle de rondas patrimoniais. Usando tecnologia de ponta, é possível saber como está a vigilância em real time, fator fundamental para evitar problemas de segurança nas empresas.

Um exemplo prático vem da escola: estamos em recesso educacional, então, o campus das universidades ficam praticamente desertos, diversos edifícios e instalações – além do estacionamento – que necessitam de vigilância constante, e a pergunta que os administradores se fazem é: como garantir eficiência e cobertura total?

Aqui, entra a tecnologia: um roteiro de ronda é criado, com passagens obrigatórias em diversos pontos dentro de um tempo determinado e os vigilantes fazem seu trabalho:

“Quando o vigilante faz sua ronda com sistema de monitoramento Real Time, cada vez que ele chega em um ponto de passagem determinado, esta ação é registrada automaticamente. Isso é possível graças ao uso de cercas virtuais que demonstram essas passagens, com o registro dos horários dos pontos visitados” lembra Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial da ztrax.

Respeitando horários e passagens
Através de um sistema avançado de monitoramento, é possível que gestores de segurança obtenham dados de desempenho dentro do padrão estabelecido, evitando falhas no que foi combinado:

“O sistema atende não apenas profissionais de segurança patrimonial, mas também zeladores de condomínio que realizam seus roteiros de inspeção predial preventiva, supervisores de segurança e até mesmo equipes de limpeza e conservação. Se existe um roteiro que precisa ser seguido à risca, o monitoramento online de alta precisão vai mostrar o que está acontecendo. Se algo sair da rotina, a tecnologia vai saber e informar as equipes táticas de que algo saiu do combinado”.

Em funcionamento
Caso um vigilante leve mais do que seus habituais 15 minutos, por exemplo, para fazer a ronda, pode significar que algo aconteceu e este profissional, e o mesmo não teve tempo de acionar ajuda. As equipes táticas percebem a anomalia e já acionam outras equipes móveis até o local. A tecnologia passa a ser um eficiente alarme silencioso.

“O sistema online é à prova de falhas, não pode ser simplesmente desligado, possui bateria de 30 horas, fornece o acesso rápido ao histórico de tudo que aconteceu. O gestor de segurança sabe exatamente dentro de qualquer intervalo de tempo e consegue movimentar equipes em questão de minutos, uma automação total dos controles de ronda incluindo os profissionais de segurança, as rotas criadas” conclui Marcelo.

 

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.