Conheça o sistema portátil que faz o controle de funcionários e auxilia na segurança das lojas

Toda grande rede de lojas, cadeias de loja de roupas ou até mesmo as lojas de bairro como uma lotérica, farmácia ou joalheria, sabe que tecnologia de ponta é capaz de gerar informações essenciais tanto para a sua própria segurança, quanto para a gestão de seu quadro pessoal e ativos. A junção destas duas necessidades resultou no ztrax Personal, um equipamento discreto, que seu transmissor não necessita de instalação física e ainda possui uma bateria de 30 horas para quedas de energia, capaz de avisar em tempo real, equipes de segurança orgânicas ou terceirizadas quando algo errado acontecer ao mesmo tempo em que monitora a entrada e saída de colaboradores – independente do número de unidades que a empresa possua.

Pelo lado da segurança
Shoppings em todo o Brasil já estão com as lojas conectadas em uma central integrada de pânico. O problema é que, geralmente, estes sistemas precisam de instalação complexas de equipamentos, sem esquecer que botão de pânico é fixo em algum balcão. Além da possibilidade de falhas no sistema, os criminosos, quando pretendem assaltar algum estabelecimento, na maioria das vezes já até sabem onde está o botão de pânico e isso vai dificultar qualquer tentativa de avisar que algo está errado.

Já com o ztrax Personal, quando o colaborador desconfiar sobre alguma ação suspeita dentro da loja, é possível acionar o sistema de forma discreta, sem precisar ir até um ponto específico da loja:

“Como cada funcionário possui um beacon, um aparelho pequeno, leve e discreto que pode ficar até no bolso da calça, basta o colaborador pressionar por duas vezes rapidamente o botão que a central contratada será alertada. Essa funcionalidade faz toda a diferença em um momento de perigo, pois não emite sinal sonoro e o criminoso nem fica sabendo que a ação já foi relatada. Por possuir um cadastro completo, cada central vai saber exatamente quem apertou o pânico vinculado à loja da ocorrência” explica Marcelo Lonzetti, CMO da ztrax.

Gestão de Pessoas
O mesmo equipamento pode também ser utilizado como ferramenta de controle de entrada e saída de funcionários, trazendo informações vitais sobre a frequência e consequentemente a produtividade de cada colaborador:

“Nenhuma outra ferramenta consegue unir segurança e a presença dos colaboradores de maneira automática e segura. Apesar de não queremos ser tratados como um sistema de controle de acesso, podemos informar de forma automática através da presença, quando e que horas o funcionário chegou no posto de trabalho, assim como as saídas de almoço ou de final de expediente” reforça Marcelo.

E para o monitoramento das atividades de supervisores que precisam visitar várias unidades, o equipamento consegue acompanhar as visitas nas lojas e assegurar que o roteiro está sendo executado como combinado. Basta que cada unidade de uma rede de lojas tenha um transmissor próprio que o sistema vai registrar a passagem deste supervisor, fornecendo dados para melhorar as rotinas de locomoção e evitar possíveis erros:

“É possível saber quais lojas foram visitadas somente com o funcionário usando o seu próprio beacon, que pode ficar na pasta ou no bolso, sem problema algum, registrando quais lojas ele está visitando e apontando a hora exata de entrada e saída. É o fim dos problemas relacionados a soluções que existem uma ação manual do colaborador, como QR Codes e afins, pois com o ztrax Personal não existe a frase “eu fui mas o sistema não pegou minha presença” finaliza Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.