Case: Personal – Motoristas de App formam grupo

No Maranhão, motoristas de aplicativo criaram um grupo para auxiliar seus colegas, principalmente quando estão trabalhando em horários considerados perigosos, como a madrugada. O que motivou a criação deste grupo em São Luís é a violência sofrida por um motorista que acabou rendido, colocado no porta-malas amarrado enquanto seu carro era usado para outras ações criminosas.

Para evitar que essas situações se repetissem, o grupo criado tem uma regra básica: ao iniciar uma corrida, o motorista precisa enviar sua localização em tempo real. A ideia está antenada com a tendência mundial de acompanhamento para segurança em real time.

Em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais do Paraná, motoristas de aplicativos também estão aderindo à moda de criar grupos de apoio para comunicar situações de emergências através de tecnologia discreta – uma tendência que chegou para ficar.

Perigo com ou sem tarifa dinâmica.

Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) mostram uma média alarmante para quem trabalha dirigindo o dia todo: A cada 82 horas, um motorista de transporte por aplicativo é vítima de roubo com restrição de liberdade na capital do país.

Em 2019, aproximadamente 100 profissionais de APP sofreram sequestro – e esses números não incluem taxistas e motoristas particulares. Se compararmos com o período anterior, em 2018, estamos diante de um aumento de 181%.

A situação é tão grave que, em Manaus, 300 motoristas de Uber tomaram medidas próprias para evitar assaltos criando um grupo para tentar inibir – ou minimizar – ações criminosas. A medida trouxe resultados positivos que reduziram o perigo das ruas.

ztrax ajuda a desmobilizar criminosos

Essa onda de assaltos, latrocínios, desconfiança e sequestro relâmpago fazem parte da realidade de um motorista de táxi ou de aplicativo como 99 e Uber e ztrax tornou-se a alternativa para a sensação de segurança.

– O aparelho é discreto na hora de enviar o sinal de pânico para a central contratada.
– Pode ser acionado por cliques que os bandidos nem percebem, assim, não coloca a vida dos motoristas em risco.
– Por ser uma solução portátil e sem necessidade de instalação, o equipamento fica em qualquer veículo enquanto o motorista carrega com ele um beacon para situações de perigo.

Veja mais

Escola Segura de RS

ztrax Personal

Administradores de escolas e professores tem utilizado o botão para acionar uma pronta resposta contratada em caso de emergências.

IBGE utiliza tecnologia para segurança

ztrax Personal

No intuito de se protegerem de possíveis casos de agressão, os pesquisadores do IBGE de Ponta Grossa utilizam o botão de emergência da ztrax.

Galeria de Lojas formam grupo

ztrax Personal

Lojistas adquirem o botão de pânico portátil da ztrax, que quando acionado notifica o segurança identificando a loja em situação de perigo e permitindo um atendimento direto na loja ou ao vendedor.

Botão de pânico ajuda mulheres a se protegerem contra agressores

ztrax Personal

Em uma cidade de Santa Catarina uma mãe consegue proteger sua filha e a si mesma com o acionamento de um botão de emergência.

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.