Case: Location – Localização de veículos no pátio

Localização de veículos no pátio

O constante crescimento das vendas de veículos e a pandemia afetaram fortemente a produção de componentes e peças pelo mundo, com isso algumas montadoras de carros, caminhões e até implementos agrícolas tiveram que repensar a forma de controlar a localização de veículos nos enormes bolsões dos pátios, inclusive por tipo de peça faltante. Há relatos de demora de até 12 horas para se localizar um veículo para a instalação de uma peça que chegou. Em alguns casos a entrega internacional partiu sem determinados veículos, simplesmente, por não serem encontrados em tempo hábil, causando muitos prejuízos.

Como funciona a solução

No ponto final da linha de produção, o colaborador identifica, via leitura de código de barras, o beacon e o chassi do veículo (número do documento). Esse vínculo é registrado no sistema da empresa via integração, nesse momento o colaborador pode inclusive dizer que tipo de peça está faltando naquele determinado veículo. Na sequência sugere-se que o beacon vinculado seja colocado no interior do veículo, outro colaborador que irá movimentar o veículo para os bolsões ou pátio da fábrica, deve usar a UPR que irá marcar automaticamente o local que ele deixou o veículo com o beacon vinculado.

Quando houver a necessidade de localizar o veículo, basta digitar do beacon no sistema ztrax Location que irá mostrar o local exato que se encontra em um dashboard com mapa.

Resultados alcançados

  • A implantação do sistema de localização inteligente ztrax já entregou resultados como:
  • Melhora de 45% no tempo de localização dos veículos ou equipamentos em ambientes abertos.
  • Redução de 30% na equipe de localização e/ou movimentação dos veículos.
  • Informações que permitiram identificar via botão de emergência que o veículo está com problemas no momento da movimentação.

Veja mais

Localização de Peças e Equipamentos

ztrax Location

A Indústria usa ztrax Location para encontrar peças ou equipamentos de forma rápida e eficiente em ambientes abertos (externos).

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.