Case: Location – Localização de Peças e Equipamentos

Localização de Peças e Equipamentos

A produção industrial necessita que existam grandes bolsões ou depósitos, muitas vezes separados do ambiente fabril, em que são armazenadas peças e equipamentos que precisam ser localizadas com rapidez quando demandados pela linha produtiva. Algo que pode parecer simples, torna-se um desafio já que a localização dessas peças, ou equipamentos como chassi com a numeração exata, bobina com a medida correta, container com a especificação necessária, é difícil e moroso. Essa demora, passando pela perda da peça ou equipamento, pode levar a prejuízos na produção.

Como explicar que o chassi de um trator ou caminhão já comprado não foi localizado, ou até movimentado do local armazenado sem a devida autorização?

Como funciona a solução

Com a solução ztrax Location, são colocados nos equipamentos ou peças pequenos beacons com certificação IP66 que podem ter diversos tipos de tamanhos e os colaboradores que irão movimentar as peças precisam apenas usar uma UPR na cintura que irá atualizar e transmitir a localização das peças ou equipamentos sempre que movimentá-los.

Com essa dinâmica instalada, no momento de localizar, basta acessar o sistema web que de forma rápida e eficiente irá localizar a peça e o equipamento demandado.

Também há a possibilidade da ztrax desenvolver um aplicativo específico para cada tipo de necessidade, facilitando ainda mais o processo.

Resultados alcançados

  • Melhora de 45% no tempo de localização dos veículos ou equipamentos em ambientes abertos.
  • Redução de 30% na equipe de localização e/ou movimentação dos veículos.
  • Informações que permitiram identificar via botão de emergência que o veículo está com problemas no momento da movimentação.

Veja mais

Localização de veículos no pátio

ztrax Location

Montadoras de veículos ou implementos agrícolas conseguem melhorar o tempo de localização de equipamentos no pátio, ou bolsões.

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.