Case: Tracing Eficiência no Centro Cirúrgico

Contexto da Aplicação

Em um centro cirúrgico o foco é salvar vidas, no entanto, uma melhor gestão de produtividade de uma sala cirúrgica, além de aumentar a receita do hospital, pode ser muitas vezes a diferença entre a vida e a morte de outro paciente. A falta de controle do tempo de trabalho, presença ou movimentação dos colaboradores é uma constante nos hospitais e isso pode impactar diretamente no resultado operacional.

É comum identificarmos divergências de informações como: a sala está liberada, mas o paciente não chegou ainda, o paciente está na sala, mas o anestesista não está lá, a sala está liberada, mas a equipe da limpeza ainda não limpou, entre outras.

Como funciona a Solução

A solução ztrax Tracing implementa equipamentos locators que realizam a cobertura de ambientes determinados no centro cirúrgico. As equipes de enfermagem, médicos, pacientes e prestadores de serviço utilizam tags que são dispositivos embutidos em crachás, pulseiras ou pequenos aparelhos que podem ser fixados em equipamentos.

O sistema permite a definição de áreas inteligentes para acompanhar entradas, saídas, permanência, ausência de equipes ou equipamentos trazendo para a gestão hospitalar os indicadores necessários para o acompanhamento dos processos no centro cirúrgico.

A modularidade do sistema permite sua aplicação em áreas específicas tendo sua cobertura ampliada a medida em que o hospital decida por incluir novos ambientes como PA, UTI, etc.

O sistema também pode ser customizado com dashboards para apresentação da Jornada do Paciente dentro de um centro cirúrgico, por exemplo. Além da reprodução de indicadores chaves como o giro da sala cirúrgica, com o tempo médio entre cirurgias, tempo de resposta da equipe de enfermagem, ou tempo de atendimento para equipes de limpeza.

Resultados com RTLS:
O resultado da implantação do RTLS num ambiente de centro cirúrgico é significativo:

  • Aumento de até 41% na produtividade das salas cirúrgicas com o acompanhamento em tempo real de equipes médicas e de limpeza.

  • Redução de até 90% na perda, ou furto, de equipamentos com a detecção de retirada e localização contínua destes ativos.

  • Melhoria na avaliação do hospital e na satisfação dos pacientes com o acompanhamento da jornada do paciente, da passagem de médicos e na redução do tempo de resposta de equipes de enfermagem.

Solicite um teste*

*Sujeito à aprovação

Veja mais

Hospitais

Localização de equipamentos em hospitais​

ztrax Tracing

Infelizmente ainda é muito comum tanto em hospitais como em clínicas o furto de equipamentos, porém o valor da recompra não é o único problema…

Hospitais

Mais segurança na Jornada do Paciente​

ztrax Tracing

No hospital os processos são montados de forma a garantir que o paciente seja atendido da melhor forma possível…

Solicitação de Teste

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.