Uma das dificuldades enfrentadas pelo departamento de Prevenção de Perdas do Walmart Brasil eram as rondas de vigilantes, pois não conseguiam mensurar se o serviço estava sendo realmente executado. “Nós queríamos comprovar que o trabalho que estávamos pagando realmente era realizado pelos vigilantes, e se os profissionais estavam seguindo as rotas pré-estabelecidas por nós”, explicou Jonathan. “Apresentamos nossa necessidade para a Ztrax. Rodamos dois pilotos dentro da empresa e isso abriu muito os olhos, tanto para nós, como clientes, como para a Prime, empresa que realiza o serviço de terceirização dos profissionais”, falou.
A Ztrax é uma unidade de negócio do Grupo Spacecom. Os rastreadores portáteis da companhia têm alto poder de precisão, fornecendo a localização por latitude e longitude via satélite. A bateria do equipamento dura de 36h a 15 dias sem precisar carregar, não desliga, não quebra em caso de queda ou se for jogado no chão, e é resistente a água em até cinco metros de profundidade. Além disso, o equipamento conta com recursos personalizados, que vão de acordo com a necessidade de cada cliente, como avisar quando o vigilante precisa iniciar a rota, botão de pânico de velocidade e aproximação, entre outras funções.
“Com a solução da Ztrax conseguimos dar mais disciplina na rotina de ronda. É fácil mapear via sistema e o vigilante não precisa apertar nenhum botão ou passar algum bastão, só é necessário caminhar nos pontos que definimos. Agora nós temos certeza que estamos pagando por um serviço que está sendo executado e o fornecedor tem mais tranquilidade, pois sabe que realmente os funcionários estão fazendo o que eles realmente estão sendo pagos para fazer. Já o funcionário fica mais segurança, porque a solução tem vários alertas de pânico que não depende de uma ação do vigilante, são recursos automáticos que alertam a central para podermos auxiliar e dar suporte para eles. É uma tecnologia disruptiva”, explicou Taylor.
Para o diretor comercial da Ztrax, Marcelo Lonzetti, a solução da empresa é uma mudança de paradigma. “ Soluções que hoje são ofertadas no mercado, como bastões e celulares, são frágeis e vulneráveis, fáceis de serem fraudadas. Nosso equipamento é resistente, com qualificação IP-68, o que garante que está preparado para fortes impactos e temperaturas extremas; é portátil, o vigilante pode carregar na cintura; tem detecção de proximidade e afastamento, sensores de temperatura, acelerômetro, precisão de até dez metros de distância para ambientes outdoor; e fornece relatórios instantâneos para os operadores sobre tudo o que acontece no ambiente. É uma ferramenta completa para rondas indoor e outdoor, transporte de valores, escolta armada, entre outras aplicações”, explicou Marcelo.
