Botão de Pânico: o que é, para que serve e qual a importância para emergências

O botão de pânico é um dispositivo portátil que pode ser acionado em momentos de perigo ou emergência, quando não há tempo para fazer uma ligação telefônica pedindo ajuda. Também conhecido como botão de emergência, esse equipamento de segurança envia um sinal para a central de monitoramento da empresa contratada, alertando sobre a situação perigosa enfrentada pelo usuário do botão. Uma das principais vantagens do botão de pânico é sua operação silenciosa, ou seja, ao ser acionado, ele não emite sons audíveis, garantindo que apenas a equipe da central de monitoramento saiba que o botão foi pressionado.

Para situações de perigo, o sinal silencioso faz toda diferença na segurança de quem está diante um criminoso. Este detalhe auxilia na preservação da integridade da pessoa que está solicitando ajuda.

Botão de pânico portátil
No mercado, os botões de pânico móveis são superiores aos modelos fixos. Ao contrário dos dispositivos fixos, que devem permanecer instalados em um único local, a versão móvel oferece mais segurança ao permitir o acionamento discreto do pedido de ajuda enquanto a pessoa está em movimento em uma determinada área.

Profissionais de segurança privada e vigilantes patrimoniais que realizam rondas em áreas comerciais ou ambientes de fábrica podem precisar solicitar ajuda durante suas rotinas. O botão de pânico permite que eles chamem auxílio de forma discreta, fornecendo também a localização em tempo real.

Esse pequeno dispositivo realiza uma chamada silenciosa que indica a necessidade urgente de apoio, sem tempo para explicar a situação detalhadamente. Empresas de grande porte, que precisam realizar rondas em áreas extensas, optam por esse dispositivo móvel devido à sua versatilidade.

O sistema é independente das linhas telefônicas convencionais e de outros dispositivos de comunicação. Mesmo se o invasor conseguir interromper o fornecimento de energia elétrica ou a rede de telecomunicações, o sinal de emergência será enviado pelo botão.

O verdadeiro objetivo do Botão de Pânico?
Segurança empresarial
No contexto patrimonial, o botão de pânico reduz o número de invasões em propriedades. Esse sistema é ideal para complementar os sistemas internos de segurança, funcionando como um alarme que pode ser integrado à vigilância eletrônica para fornecer mais informações sobre situações fora de controle ou ações criminosas iminentes.

O botão de pânico da ztrax está preparado com tecnologia de ponta para qualquer empresa por diversos motivos:

– Operação 100% em nuvem
– Totalmente integrado ao sistemas já utilizados pelas empresas
– Bateria do botão com duração de até um ano
– Resistência à quedas de bolsos e mesas
– Resistência à água para dias de chuva

O sistema é inteligente e o gestor pode monitorar à distância o local em que o botão está configurado para ser usado. As empresas podem optar pelo mapeamento por áreas com cercas virtuais para alertar sobre intrusões em áreas importantes da empresa.

A entrada e saída de colaboradores ou áreas com grande fluxo de visitantes estão sempre sujeitas a invasões e acessos indesejados.

As docas em fábricas, garagens, entradas de serviço e o botão de pânico fornecem informações precisas sobre o local onde o vigilante ou colaborador identificou atividades suspeitas.

Em lojas e setores internos de empresas, funcionários que lidam diretamente com caixas registradoras, cofres ou documentos estratégicos podem estar mais protegidos caso ocorra uma ação criminosa. A integração do botão de pânico a um sistema de segurança eletrônica eficiente é a melhor forma de utilizar esse dispositivo.

Shoppings em todo o Brasil já começaram a adotar o sistema nas lojas conectando, através do sistema do botão de emergência em uma central integrada, os estabelecimentos para formar uma rede interna de segurança. Quando o colaborador desconfiar sobre alguma ação suspeita dentro da loja, é possível acionar o sistema de forma discreta, sem precisar ir até um ponto específico da loja como acontecia com os botões fixos.

Como cada funcionário possui um beacon, um aparelho pequeno, leve e discreto que pode ficar até no bolso da calça, basta o colaborador pressionar por duas vezes rapidamente o botão que a central contratada será alertada. Essa funcionalidade faz toda diferença em um momento de perigo sem emitir sinais sonoros e o criminoso nem fica sabendo que a ação já foi delatada.

Por possuir um cadastro completo, cada central vai saber exatamente quem apertou o botão de pânico vinculado à loja da ocorrência.

Para ronda patrimonial: a ronda feita com o equipamento ztrax pode ser considerada a mais segura do país. Não possui botão para desligar a UPR oferece 20 tipos de alertas online configuráveis em um dashboard de ocorrências para acompanhamento e tratamentos em tempo real.

Para portaria: Em diversos tipos de portarias, sejam residenciais ou comerciais, o botão de emergência é um ótimo aliado para aumentar a segurança. Em qualquer sinal de perigo ele pode ser acionado. Uma outra função, desta vez ligada ao uso da UPR é a função de alarmes aleatórios para garantir que o profissional esteja atento durante toda sua jornada de trabalho.

Para transportes especiais: empresas de transporte de valores, ou que transportam peças de alto valor, como jóias, podem usufruir de equipamento que possui 2 chips para uma maior garantia de transmissão, bateria de 30 horas ou mais, e portabilidade para rastrear objetos e/ou malotes.

Botão de pânico aciona ajuda imediatamente!

Botão de emergência na gestão de negócios
Outro ponto fundamental da tecnologia é a sua versatilidade para gestão de pessoas nas empresas. O mesmo equipamento pode ser utilizado como ferramenta de controle de entrada e saída de funcionários, trazendo informações vitais sobre a frequência e consequentemente a produtividade de cada colaborador.

O botão pode substituir alguns sistemas utilizados atualmente com mais ganho. Nenhuma outra ferramenta consegue unir segurança com o controle da presença dos colaboradores de maneira automática e segura.

Apesar do conceito inicial do botão de pânico da ztrax ser para monitoramento e alerta de ocorrências relacionadas com emergências, o sistema pode ser aplicado como forma de gestão de acesso, podendo informar de forma automática através da presença, quando e que horas o funcionário chegou no posto de trabalho, assim como as saídas de almoço ou de final de expediente.

Para o monitoramento das atividades de supervisores que precisam visitar várias unidades, o equipamento consegue acompanhar as visitas nas lojas e assegurar que o roteiro está sendo executado conforme o combinado. Basta que cada local de uma rede de lojas tenha um transmissor próprio que o sistema vai registrar a passagem deste supervisor, fornecendo dados para melhorar as rotinas de locomoção e evitar possíveis erros ou atrasos.

É possível saber quais lojas foram visitadas somente com o funcionário usando o seu próprio beacon, que pode ficar na pasta ou no bolso, sem problema algum, registrando quais lojas ele está visitando e apontando a hora exata de entrada e saída.

Os outros sistemas de gestão de tempo dependem de uma ação manual do colaborador, como QR Codes e afins, diferente do equipamento ztrax que faz este controle em tempo real.

Botão de pânico para emergências médicas e idosos
Outra aplicação do botão de pânico é na gestão hospitalar. O botão de pânico serve como opção segura para alertar a respeito de situações de risco, o que faz da tecnologia ideal para pessoas idosas que tenham condições de saúde sensíveis ou que apenas necessitem ter a segurança redobrada em relação a emergências médicas. Além disso, muitos lares de idosos fazem uso desse dispositivo, tendo em vista a preocupação com o cuidado da saúde e da integridade física dos idosos residentes.

LEIA TAMBÉM
:: Botão de pânico aumentará segurança nos ônibus em diversas cidades ::
:: Tecnologia de monitoramento protege condomínios residenciais de ações criminosas ::

Gestão hospitalar com botão de emergência
Assim como em estabelecimentos comerciais, hospitais, consultórios e clínicas de saúde são alvos de furtos de equipamentos e até a perda dos mesmos durante a rotina. Um equipamento que está em uma sala e precisa ser transferido para uma sala de cirurgia, pode se perder por descuido de um funcionário e este tempo o hospital não pode perder – é questão de vida ou morte.

O controle administrativo de suprimentos, medicamentos e equipamentos no operacional precisa ter precisão em tempo real. Atrasos em procedimentos ou em cirurgias com a retirada de um equipamento de um determinado local pode trazer grandes consequências, já que em um momento de emergência cada minuto é importante. Saber onde está um oxímetro ou um ecocardiógrafo portátil, por exemplo, pode salvar vidas.

O botão da ztrax aplicado com equipamentos locators, que realizam a cobertura de ambientes determinados no hospital, ajudam na gestão e na movimentação destes mobiliários internos. São fixadas tags em equipamentos ou ativos que necessitam monitoramento, além do uso pelas equipes médicas ou prestadores de serviço.

O sistema permite a definição de áreas inteligentes para acompanhar entradas, saídas, permanência e ausência de equipamentos, permitindo o acompanhamento imediato e com grande precisão de todo o inventário e localização de equipamentos médicos de alto valor.

A tecnologia registra o histórico de movimentação e identifica quais foram os colaboradores e profissionais que manuseiam equipamentos naquele período – podendo ser customizado com dashboards para apresentação de alerta de remoção indevida ou falta de equipamento numa determinada área como a UTI. Além da visibilidade direta de número de equipamentos disponíveis no estoque ou nas diversas áreas do hospital.

Para o setor de saúde, o botão traz resultados significativos como
– Redução de até 90% na perda ou furto de equipamentos com a detecção de retirada e localização contínua destes ativos
– Redução do tempo para localização de equipamentos num grande hospital de horas para poucos minutos.

LEIA TAMBÉM
:: Monitoramento inteligente ajuda prevenção ações criminosas ::
:: Pais podem criar seus próprios sistemas de monitoramento em tempo real ::

Botão do Pânico em escolas e creches
O sistema de botão de pânico discreto e portátil traz sensação de segurança e de maior agilidade na resposta das equipes de segurança. Professores e demais colaboradores da instituição educacional podem acionar o botão tão logo percebam alguma situação de ataque às crianças, como aconteceu recentemente.

Se antes os professores só podiam correr e se esconder, com o botão de pânico é possível acionar auxílio imediatamente de uma central de monitoramento contratada ao invés de procurar na escola ou creche o segurança responsável ou mesmo ligar para o 190, que muitas vezes demora demais no atendimento da chamada.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Realmente existe essa sensação de segurança quando o equipamento é acionado nas escolas, trazendo uma resposta mais efetiva para todos os problemas alertados.

Quem pode se beneficiar do botão de pânico?
Em qualquer situação, o botão discreto e portátil envia a localização com a possibilidade de monitorar o sinal depois de acionado o alerta pelo aplicativo ou via sistema web.

Tão logo a central de monitoramento receba o sinal, as medidas protocolares são acionadas.

O sistema é ideal para

– Emergências Médicas e Pessoais
– Motoristas de aplicativo e cooperativas de táxi
– Instituições educacionais como escolas, universidades e creches
– Lojas, shoppings e galerias
– Transporte escolar ou serviços de transporte particulares no geral
– Portarias de condomínios e empresas
– Profissionais que utilizam motocicletas e veículos para entrega
– Equipes logísticas
– Serviços de segurança privada e escoltas

 

Por que o botão do pânico é importante para as pessoas?
A ferramenta transforma sistemas de segurança na proteção de pessoas – sejam colaboradores, executivos, clientes e visitantes quando estão em real ameaça de agressão ou furto. O dispositivo é imperceptível para o agressor ou criminoso justamente por ser discreto e não emitir som ao ser acionado.

Chamar ajuda discretamente é essencial para a integridade de qualquer pessoa em perigo. Tanto que empresas e indústrias já adotaram botão de pânico portátil para evitar que o pior aconteça com quem está nas dependências da empresa.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.