A violência é um problema que atinge toda a sociedade nos mais diversos lugares. Nem mesmo em casa podemos nos assegurar de que estamos 100% seguros e, é por isso, que diversas empresas desenvolveram soluções para combater a violência em ambientes domésticos, corporativos, industriais e educacionais como escolas, faculdades e creches.
Uma das ferramentas que têm sido amplamente utilizadas é o Botão de Pânico.
O conceito do Botão de Pânico já existe há algum tempo, e inclusive já foi utilizada por governos para combater a violência doméstica. Essa solução também foi desenvolvida para o setor privado, mas muitas empresas de segurança possuem dúvidas de como comercializar e até mesmo demonstrar o valor dessa importante ferramenta para os clientes.
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O que é e como funciona o Botão do Pânico?
O Botão de Pânico é um dispositivo que, ao ser acionado, envia uma mensagem para a central de monitoramento contratada avisando o local e que algo perigoso pode estar acontecendo. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhuma categoria de som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que o acionou.
Há dois tipos principais de Botão de Pânico: os fixos e os móveis.
– Os dispositivos fixos ficam em um determinado lugar, como na área de cofres, mesas de trabalho, portaria, etc.
– O botão móvel é bastante parecido com um chaveiro de alarme de automóvel, e pode ser carregado pela pessoa sem chamar a atenção.
Muitas empresas preferem o dispositivo móvel, pois ele é mais versátil, podendo também ser fixado temporariamente em algum local. Após o recebimento da mensagem, a central irá tomar as providências conforme o que foi definido com o cliente. O dispositivo não usa a linha convencional do cliente. Assim, caso a energia e a rede de telefone sejam cortadas, ainda há sinal no Botão de Pânico.
Qual é o objetivo do Botão de Pânico?
Se formos analisar do ponto de vista da segurança, o objetivo final do Botão de Pânico é diminuir os índices de invasão a propriedades e, de agressão e ameaça a pessoas.
Em alguns casos, o Botão de Pânico também pode ser usado para outros fins que requeiram ajuda emergencial. Por exemplo, pessoas com problemas de saúde, idosos, escolas mais seguras, transporte de vans escolares, motoristas de aplicativo, segurança pessoal, lojas como joalherias e lotéricas etc…
O que deve ser feito após o Botão de Pânico ser acionado?
Geralmente, assim que a central de monitoramento recebe o sinal, ela entra em contato com a pessoa que gerou a ocorrência. Esse contato pode ocorrer de duas formas: no primeiro caso, a central pode ligar e ninguém atender ao telefone. Se isso acontecer, a empresa deve acionar imediatamente os órgãos competentes.
No segundo caso, se alguém atender ao telefone, é solicitada uma senha ou senha de coação. Caso a pessoa dê uma senha diferente, a empresa desliga o telefone e realiza o acionamento remoto da polícia.
Se a senha estiver certa, a ação é cancelada. Mas um dos aspectos mais bacanas é que a central consegue visualizar a localização do cliente que gerou a ocorrência, o que gera ainda mais segurança ao cliente final.
Para quem o Botão de Pânico é indicado?
Para qualquer empresa ou pessoa que tenha um sistema de monitoramento contratado poderá fazer um bom uso do Botão de Pânico. Por isso, se você ainda não oferece essa solução para seu público, é uma boa ideia inseri-la em algumas opções de pacote que você ofereça.
Isso porque, algumas situações, outras ferramentas do sistema de segurança como sensores podem, por alguma razão, serem desligados. Assim, a única maneira de se comunicar com a central de monitoramento se torna o Botão de Pânico.
Em outras palavras, tanto clientes residenciais, corporativos ou industriais podem ser beneficiados por esse dispositivo, já que ele aumenta a proteção e gera muito mais tranquilidade a todos.
As vantagens do Botão de Pânico ztrax vão além
É muito mais discreto – O botão da ztrax é leve, portátil e discreto, gerando mais tranquilidade e segurança na hora de acioná-lo. Pode ser guardado no bolso, não sendo visto facilmente.
Pode ser usado em várias situações – Por ser portátil, pode ser usado para atender idosos, moradores de condomínios, escolas, redes de lojas, galerias, motoristas de aplicativo ou taxistas.
Maior eficiência – O alerta de emergência é enviado imediatamente para a central de monitoramento contratada ou, para a pessoa responsável pela supervisão.
O Botão de Pânico pode ter aplicações para:
Segurança Pessoal – Por ser um botão portátil e discreto, tanto o executivo como seu guarda-costas podem usar o botão de emergência. O guarda-costas e seus supervisores recebem alerta e localização em seu celular, ou na central de monitoramento.
Emergências Médicas e Pessoais – Tanto idosos, ou pessoas com alguma dificuldade, podem enviar um alerta de emergência para vários familiares simultaneamente ou para uma empresa de monitoramento. Empresas de pronta resposta, ou até hospitais, podem prover serviços de acionamento de emergência para resgate ou ambulâncias.
Lojas e galerias – No comércio, cada colaborador pode usar um botão discreto e portátil e o gerente pode receber o nome e o local de cada acionamento. Não há necessidade de instalação física para utilização do sistema, uma grande vantagem em termos de segurança!
Condomínios residenciais – As equipes de portaria podem usar o botão para acionamento de emergência e os moradores podem ter seu próprio botão de emergência! Os alarmes podem ir para uma central de monitoramento contratada ou para supervisores.