Botão de pânico e suas aplicações práticas

Já fizemos uma introdução sobre o botão de pânico, entretanto, muitas empresas não sabem exatamente como gerar novos negócios a partir dessa importante funcionalidade, hoje vamos conhecer detalhes e uso desse dispositivo que muita gente não conhece.

Botão de pânico móvel
O botão de pânico móvel – também chamado digital ou portátil – é o modelo ideal para ser usado por motoristas, pedestres ou até mesmo por vigilantes locais. Também pode ser usado por crianças em saídas de escolas ou mulheres que se sintam ameaças na rua ou em situação de violência doméstica.

Com isso, podemos concluir que o botão de pânico móvel pode ser usado também para aplicações residenciais e comerciais. É muito indicado para pessoas morando em áreas perigosas.

Botão de pânico para alarme
O botão de pânico para alarme é um dispositivo integrado com o monitoramento eletrônico de imagens e alarmes que oferece mais detalhes sobre situações emergenciais, tornando o atendimento aos clientes ainda mais eficaz.
O local em que o botão é colocado pode ser mapeado por áreas para alertar sobre intrusões a áreas importantes como garagens, cofres, caixas registradoras, dentre outros. A integração do botão a um bom sistema de segurança eletrônica é a melhor maneira de usar esse dispositivo.

Botão de pânico para emergências médicas e idosos
O botão de pânico para emergências médicas é uma opção bastante segura para alertar a respeito de situações de risco. Ele é ideal para pessoas idosas, que tenham condições de saúde sensíveis ou que apenas necessitem ter a segurança redobrada em relação a emergências médicas. Além disso, muitos lares de idosos fazem uso desse dispositivo, tendo em vista a preocupação com o zelo da saúde de seus moradores.

Como escolher o botão de pânico para evitar falhas
Em primeiro lugar, a maneira mais eficaz de usar o botão de pânico é saber como selecionar um equipamento de qualidade. A qualidade é essencial, afinal, se o aparelho apresentar mau funcionamento, ele simplesmente não irá gerar o evento para a central de monitoramento.

Outra questão fundamental é analisar qual é o tempo de vida útil e a qualidade da bateria do botão de pânico. Muitas vezes, esse é a falha que impede o funcionamento do dispositivo. Assim, busque alternativas que ofereçam monitoramento constante do nível de carga da bateria para os clientes, melhorando o serviço e evitando falhas.

Cuidados ao usar o botão de pânico
Um dos principais cuidados que você precisa ter ao utilizar o botão de pânico é jamais acioná-lo na presença de um criminoso que esteja em ação. Muitos destes marginais não têm o objetivo de machucar as pessoas, apenas roubar bens e realizar suas ações da maneira mais rápida possível para sair do lugar.

Contudo, ao se sentirem ameaçados com o acionamento do botão de pânico, o criminoso pode ter uma reação e colocar a vida de pessoas em risco. Assim, o botão de pânico deve ser acionado apenas se você perceber a ameaça de longe, sem que o criminoso perceba sua presença, ou de preferência depois que o criminoso agiu. Ou seja: na dúvida, é melhor não acionar.

O ideal é que o acionamento do botão de pânico esteja integrado com câmeras. Dessa maneira, quem receber o sinal pode identificar na hora o que está ocorrendo, tomar as providências específicas para cada situação com a prudência e rapidez necessárias.

Onde instalar o botão de pânico
No caso de motoristas que queiram usar no carro, há dois locais mais indicados: embaixo do volante, um lugar escondido, mas de fácil acesso; e dentro do porta-malas do veículo – caso haja um sequestro, a pessoa colocada no porta-mala pode acionar o botão.

Agora que você sabe mais como funciona um Botão de Pânico, conheça o novo botão de pânico personal da Segware em parceria com a ztrax.

No aplicativo My Security, a Segware oferece essa função: um Botão de Pânico, que possui as opções digital e física e pode ser acionado no app ou via bluetooth. Em caso de necessidade de reforço, o cliente também pode pedir uma viatura para o local diretamente pelo aplicativo. Fale conosco e peça já o seu!

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.