Agências Lotéricas são visadas por criminosos e isso é um grande problema. Recentemente, a juíza Érica Aparecida Pires Bessa, da 1ª Vara do Trabalho de Formiga, Minas Gerais, declarou a rescisão indireta do contrato de trabalho do empregado de uma casa lotérica e concedeu-lhe uma indenização por dano moral no valor de R$ 3 mil reais. O motivo: o processo mostrou que não havia segurança no estabelecimento durante um assalto que colocou a vida do trabalhador em risco, causando danos morais ao reclamante.
O simples volume e características das atividades, cuja natureza é bancária, justificaria a adoção de precauções para a segurança de quem trabalha nestes estabelecimentos e ter um sistema como o ztrax Personal passa a ser um fator que extrapola a segurança do local e passa a ser vital para a integridade dos funcionários.
Ter um sistema que traga mais segurança às lotéricas, colabora com o sentimento de tranquilidade dos funcionários e pode ajudar em futuros processos trabalhistas, uma vez que o equipamento configura como dispositivo de prevenção contra assaltos.
“As lotéricas viraram um alvo comum de bandidos, ainda mais em datas de pagamento, grandes filas causadas por sorteios acumulados, como os da Mega-Sena, ou o pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal pela COVID-19. Diversas situações já foram testadas como blindagem nos vidros que separam os funcionários dos criminosos e horário reduzido de atendimento e, mesmo assim, a criminalidade insiste em realizar esses ataques” explica o diretor comercial da ztrax, Marcelo Lonzetti.
Sistema silencioso e eficiente
Para aumentar a segurança dos clientes, funcionários e criar uma barreira a mais de desestímulo ao furto, o ztrax Personal passa a ser peça chave para sair do convencional e surpreender os criminosos. No momento em que houver algum assalto, o ideal é orientar os funcionários a deixarem tudo acontecer e acionar, de maneira discreta, o sistema:
“É mais seguro para quem está presente na lotérica O primeiro minuto durante uma crise é o mais importante e decisivo para o resultado. Não há segunda chance, por isso é fundamental possuir um Plano de Ação de Emergência robusto, com resposta rápida e que, principalmente, desestimule os criminosos a ação antes mesmo dela começar. Com um sistema de botão de pânico, o funcionário informa e mobiliza ações sobre um potencial crime de maneira quase instantânea e sem perigo à sua vida. É uma resposta rápida que pode salvar vidas” completa Marcelo!