A tecnologia RTLS é aliada das empresas terceirizadas

Quando uma fábrica terceiriza a sua linha de produção, a ideia é redução de custos e aumento no poder de entrega. Está nas mãos da terceirizada esta missão que envolve redução de custos, aumento da eficiência e liberação de recursos internos de uma indústria. As grandes fábricas que contratam soluções terceirizadas esperam melhorar sua estratégia e, por esta razão, as contratadas precisam ter o controle de todas as atividades em ação.

Para que este controle seja eficiente, a ponto de garantir novos contratos futuros, muitas terceirizadas já adotaram sistemas de localização em tempo real (RTLS) em suas operações. O sistema RTLS, vale lembrar, foi criado para encontrar a posição atual de um objeto ou colaborador (pessoa) em tempo real, coletando informações por meio de um sistema sem cabos que facilita o rastreamento interno de qualquer peça ou ativo.

Agora, além de seguir realizando a mesma função, o sistema está sendo utilizado para mostrar onde cada colaborador de cada time está, em qual localização na linha de produção e por quanto tempo.

Para Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial da ztrax, a terceirizada que usa RTLS é capaz de saber, em tempo real, como está cada projeto sob sua responsabilidade e calcular de forma correta o Hora / Homem de cada produto ou cliente:
“Ao ser contratada para lidar com linhas de produção, muitas vezes temporárias, este prestador de serviço tem que garantir maior entrega nas linhas de produção, mas principalmente saber o custo do H/H para identificar se a precificação do seu contrato está rentável ou não”.

Vários times sob uma mesma direção
Por ser um sistema independente, as informações são transmitidas em tempo real para que gestores de equipes consigam monitorar o que está acontecendo e consegue, com RTLS, acompanhar se cada trabalho está no cronograma e se há algum problema.

Marcelo lembra que é normal que gestores coordenem vários times simultaneamente. Com o RTLS é possível acompanhar o que cada equipe está fazendo sem precisar se deslocar:

“Quando há muitos times de trabalho contratados para um trabalho pontual, demanda extraordinária ou em várias empresas ao mesmo tempo, faz todo sentido ter esta ferramenta para garantir que os colaboradores estejam no lugar e no momento certo. Se algo sair errado e atrasar produção ou entrega, a empresa terceirizada pode até mesmo perder grandes contratos, e o RTLS contribui para que isso não aconteça”.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.