A importância em saber a localização precisa de algumas peças em um ambiente fabril

A dinâmica interna em uma fábrica é extremamente movimentada. Milhares de peças circulando entre um setor e outro e colaboradores a mil por hora para entregar o produto final quanto antes. Neste fluxo de trabalho, ter o controle de algumas peças é fundamental para evitar atrasos entre os setores e perdas de peças, prejudicando as entregas.

Para manter funcionários e equipamentos trabalhando em harmonia, a tecnologia de sistemas de localização em tempo real (RTLS) representa um avanço nas operações de qualquer indústria.

Para Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax, os sistemas de localização devem entrar no radar das empresas para melhorar a eficiência operacional. Os fabricantes que já adotaram o sistema de localização RTLS conseguiram melhorar em até 31% sua produtividade de suas empresas.

Equipes internas antenadas facilitam fluxo de produção
Sabendo onde está cada colaborador, equipamento e determinada peça, a fábrica sente automaticamente a melhora na comunicação interna entre setores – fruto direto da implementação desta tecnologia. Marcelo lembra que o uso de sistemas de rastreamento interno ajuda os gerentes nesse acompanhamento de ativos humanos e físicos:

“Os serviços internos baseados em localização em tempo real (RTLS) oferecem aos fabricantes uma perspectiva geral das operações internas, mostrando o andamento da alocação de equipes, localização de materiais e até mesmo a saúde, a segurança e a integridade física dos colaboradores”.

Gestão de localização na linha de montagem
A tecnologia de localização gera informações sobre o andamento da fabricação, rastreando e documentando o processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados em tempo real. O gestor consegue ter controle sobre as várias partes do processo, incluindo estoque, pessoal, maquinário e sistemas de suporte:

“O sistema de localização RTLS aponta com rapidez a localização de determinadas peças e equipamentos no ambiente monitorado. Ao adotar a tecnologia certa possíveis gargalos internos que impendem um resultado melhor serão identificados e com isso uma melhora de resultado será mais fácil de alcançar, finaliza Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.