Monitoramento no campo garante mais segurança e rentabilidade para empresários do agronegócio brasileiro

lavouraO agronegócio é um dos grandes trunfos do Brasil e tem participação expressiva na economia do país. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o setor responde individualmente por 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB), fortalecendo, assim, os negócios, gerando empregos e sendo cada vez mais competitivo em todo o mundo.

Mas para que o campo produza resultados satisfatórios, é preciso ter bons produtos, tecnologia de ponta nas máquinas atuantes e segurança durante todo o processo de produção, que vai desde o plantio do produto, passando pela colheita, até o alimento chegar à mesa do brasileiro. E como garantir essa segurança no início do processo, já que os maquinários de alto custo são cada vez mais alvos dos bandidos? Marcelo Lonzetti, um dos consultores da área comercial do ztrax, aposta no monitoramento dos equipamentos e no maior controle sobre a segurança das máquinas.

“A atuação do ztrax auxilia o empresário no controle sobre a utilização e direção das máquinas, além de atuar prontamente numa possível situação de roubo, interceptando a saída do equipamento. Além disso, é possível estabelecer áreas de atividade do equipamento e saber a distância, se ele está trabalhando no local certo, quanto tempo precisou para fazer o serviço e comparar trajetos feitos para avaliar qual tem melhor performance”, explicou Lonzetti.

O ztrax possui as funcionalidades de localização via GPS e horímetro (indicador que totaliza o tempo de funcionamento de máquinas e equipamentos) via acelerômetro, e pode monitorar a localização, trajeto, quando e por quanto tempo determinado equipamento foi ligado. “Dessa forma”, avalia Marcelo, “tanto os proprietários de grandes equipamentos quanto as empresas que fazem a locação conseguem acompanhar a distância a operação deles”.

Com a utilização da tecnologia no campo, o agronegócio pode se tornar ainda mais competitivo, melhorando o controle sobre a utilização dos recursos em campo, tais como mão de obra e maquinários. Segundo Ana Paula Carvalho, da área comercial ztrax, “o setor pode usufruir de melhorias na produtividade e ter mais segurança na operação. Como consequência, vai melhorar a receita e desenvolver novas frentes no segmento”, resumiu.

O roubo de produtos, sementes, defensivos e máquinas no campo também é outra triste realidade. Por isso, garantir a segurança em fazendas, sítios e demais propriedades é fundamental para tentar evitar prejuízos maiores. “Podemos usar nossa solução de Unidade Pessoal de Rastreamento (UPR) e beacons para fazer a guarda e até implantar iscas nos armazéns para saber quando e se foi retirado determinado produto e/ou maquinário de local ou em horário não permitido”, finaliza Marcelo.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.